sexta-feira, 26 de novembro de 2010

reg2 resp

Complete usando o nome adequado.
a- Você pagou a divida?Sim, paguei-_ a
b- Você pagou ao homem? Sim paguei-_ lhe
c- Você ama este rapaz? Não, não __ amo. o
d- Isto pertence a esta pessoa? Não, isto não __ pertence. lhe
e- Você cumprimentou o professor? Sim, cumprimentei-_ o
f- Você obedece a este homem? Sim obedeço-_ lhe
g- Você quer a seus amigos? Sim quero-_ lhes
h- Você quer o livro? Sim quero-_ o
i- Você assistiu a este filme? Sim assisti ____ a ele
j- Você aspira a este cargo? Sim, aspiro ____ a ele
Corrija as frases abaixo:
a- Um alto cargo era visado pelos funcionários da empresa. Os funcionários visavam a um alto cargo.
b- Uma boa palestra foi assistida por todos os alunos. Todos os alunos assistiram a uma...
c- Uma boa faculdade é aspirada por nós. Nós aspiramos a uma...
d- Sentei e caí da cadeira. Sentei na cadeira e dela caí.
e- Assisti e gostei do filme. Assisti ao filme e gostei dele
f- Entrou e saiu da sala. entrou na sala e saiu dela
Complete os espaços usando a preposição, se necessário:
a- A desatenção do motorista implicou__ acidente com vitimas.
b- Sempre obedecia __ os mais velhos. A
c- Aspiramos__ o perfume das flores.
d- O cargo __ que aspiramos é disputados por todos. A
e- O filme __ que assisti era nacional. A
f- É um direito que assiste __ os empregados. A
g- Esqueci __ o documento.
h- Esqueci-me __ documento. DO
i- As pessoas lembraram com tristeza __ o ocorrido.
j- As pessoas se lembraram com tristeza __ ocorrido. DO
k- Visamos __ uma boa classificação nos exames. A
l- Este exercício é acessível __ todos os alunos. A
m- Este problema é análogo __ outro. A
n- Moro num apartamento contíguo __ seu. AO
o- Ele estava descontente __ a nota. COM
p- Estamos habituados __ resolver os problemas. A
q- Sua atitude é incompatível __ o ambiente. COM
r- O pai era liberal __ os filhos. COM
s- Aquele artista era versado __ música. EM
t- Este remédio é nocivo __ organismo. AO
Assinale as alternativas erradas:
a- Esqueceu-me o desejo discreto de conhecer as coisas do coração.
b- Lembrou-me a inusitada transformação por que passa universidade brasileira.
c- Prefiro os casos que a inteligência discute a formas tecnocráticas da resolução dos problemas.
d- Aqui se jogam as sementes para informar-lhes de que a cultura não deve ser acadêmica.
e- Procede-se com brandura quando querem detectar falhas no relacionamento humano.
f- Ele nos implicou mais ainda.
g- O estudo implica disposição e disciplina.
h- Ele sempre implicou comigo.
i- Fomos implicados no movimento grevista.
j- Seu talento implicou numa promoção.
k- Perdoou nosso atraso no imposto.
l- Lembrou ao amigo que já era tarde.
m- Moraram na rua da paz.
n- Meu amigo perdoou ao pai.
o- Lembrou de todos os momentos felizes.
p- Aquele rapaz com quem eu me simpatizo prefere mais aventuras desastrosas do que empreendimentos sérios.
q- Nunca perdoarei ao homem a quem eu paguei a dívida.
r- Eu sempre obedeço a mulheres.
s- O homem visou o alvo depois de ter visado o cheque, porque visava a uma posição destacada.
t- Antes de assistir o doente, o médico que assiste em Curitiba assistiu a um programa de televisão porque aspirava a um descanso.
u- Simpatizei com a nova diretoria e com as novas orientações.
v- A firma toda não se simpatizou com a nova orientação.
w- Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
x- Nenhum dos que estavam presentes, nem mesmo o filho do novo diretor, simpatizou com as novas orientações.
y- Prefiro mais a cidade do que o campo.
z- Chegamos finalmente em Santo André.
aa- Esta é a cidade de que mais gosto.
bb- Assisti ao concerto de que você tanto gostou.
cc- Ainda não paguei o médico.
dd- Estes são os recursos que dispomos.
ee- Perdôo aos teus erros.
ff- Assiste ao trabalhador o direito de férias.
gg- Paguei a uma dívida atrasada.
hh- Perdoei o amigo que me ofendeu.
ii- Custou-me entender o fato.
jj- Custou ao aluno entender o fato.
kk- Custa-me resolver este problema.
ll- O trabalho custou muito esforço ao aluno.
mm- O aluno custou para aprender o exercício.
nn- A peça que assistimos foi muito boa.
oo- Estes são os livros que precisamos.
pp- Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
qq- Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
rr- O ideal que aspiramos é conhecido por todos.
ss- Preferia brincar do que trabalhar.
tt- Preferia mais brincar a trabalhar.
uu- Preferia brincar a trabalhar.
vv- Preferia brincar à trabalhar.
ww- Preferia mais brincar que trabalhar.
xx- Sou avesso aos abusos de certas autoridades.
yy- Ele é versado com a arte de enganar os outros.
zz- Sua mente é escassa de boas idéias.
aaa- Os inseticidas são nocivos às aves que se alimentam de sementes e insetos.
bbb- Esta função não é compatível de sua dignidade.
ccc- Ele custará muito para entender.
ddd- Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
eee- Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
fff- O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
ggg- Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.
hhh- Antes prefiro aspirar uma posição honesta que ficar aqui.
iii- Prefiro aspirar uma posição honesta que ficar aqui.
jjj- Prefiro aspirar a uma posição honesta que ficar aqui.
kkk- Prefiro antes aspirar a uma posição honesta que ficar aqui.
lll- Prefiro aspirar a uma posição honesta a ficar aqui.
mmm- Esta alternativa obedece o padrão da gramática normativa.
nnn- Entretanto, não costumava haver distúrbios na fila.
ooo- Jamais poderão existir tantos recursos para tantos planos.
ppp- Só lhe faltou mandar-me embora de casa.
qqq- Quando Lígia entrou, bateram onze horas no relógio da sala.

reg 1 resp

Reescreva as frases que apresentarem incorreções quanto à regência:
a- Os alunos chegaram cedo no colégio. Os alunos chegaram cedo ao colégio.
b- A carga chegou no avião.
c- Os amigos foram no cinema. Os amigos foram ao cinema.
d- Sempre iam no teatro durante as férias. Sempre iam ao teatro durante as férias.
e- Custei para resolver este exercício. Custou-me resolver este exercício./ custou a mim...
f- Os convidados custaram a chegar. Custou aos convidados chegar.
g- O trabalho custou muito esforço ao aluno.
h- As constantes faltas ao trabalho implicaram na sua demissão. ...a sua demissão
i- Ele mora à rua Mooca. ... na rua
j- Fulano de tal, residente à rua Epaminondas Licurgo. ...na rua
k- Aristides namora com Marta. Namora Marta
l- Com quem você namora? Quem...
m- Prefiro mais cinema que teatro. ... a teatro.
n- Prefiro antes estudar do que trabalhar. ...a trabalhar.
o- Ele não obedece os mais velhos. ...aos mais velhos.
p- O aluno não se simpatizou com a professora. ...não simpatizou...
q- Simpatizamos com o novo gerente.
r- Lá em casa somos em quatro. ... somos quatro
Diga o sentido dos verbos:
a- No campo, sempre aspirava um ar puro. Inspirar, sorver
b- Aspiramos a uma boa classificação. almejar, pretender
c- No amo passado, assistimos a um importante jogo de futebol. Ver, presenciar
d- O doente que o medico assistiu não passava bem. Dar assistência, dar ajuda
e- Assiste ao trabalhador o direito de férias. Caber, pertencer
f- O presidente assiste em Brasília. Morar, residir
g- O professor chamou os alunos. Convocar, mandar vir
h- Chamei-o de covarde. Cognominar, dar nome
i- Seu argumento não procede. Ter fundamento
j- Severino procede de Frankfurt. Originar-se
k- Procederemos à distribuição das provas. Dar inicio, executar
l- Quero lápis que você pegou. desejar
m- Quero a meus amigos. estimar, querer bem
n- O atirador visou o alvo. mirar
o- O gerente visou o cheque. Dar visto
p- O cargo a que visamos é disputado por todos. Ter em vista
Troque o verbo e faça as devidas adaptações:
I- Este é o filme que o aluno viu.
a- assistir Este é o filme a que o aluno assistiu.
b- Acreditar este é o filme em que
c- Gostar ...de que o aluno...
d- opor-se ...a que o aluno...
e- simpatizar ...com que o aluno...
II- São opiniões a que aspiro.
a- Pensar São opiniões em que penso.
b- referir-se a que me refiro
c- crer em que creio
d- duvidar de que duvido
e- acreditar em que acredito
III- Este é o autor cuja obra conheço.
a- gostar Este é o autor de cuja obra gosto.
b- referir-se a cuja obra me refiro
c- acreditar em cuja obra...
d- simpatizar com cuja...
e- duvidar de cuja...

Concurso de redação

Opinião é algo que todos tem...
Direito de expressão... bem, esse nem todos!
É a primeira vez que nós professores daqui vamos a entrega de prêmio (falo apenas por mim)!
Como é bom ver gente que se interessa ainda no conhecimento! Que faz concurso de redação e dá prêmios como incentivo à escrita! Num mundo onde muitos valores se perderam e outros estão à beira da perdição...
Deveria haver mais concursos e são só patrocinado pela Usina de Machadinho, nem só de redação. Quem sabe não incentivasse mais os jovens ao conhecimento?
Penso que seria muito bom se os organizadores (Machadinho) deixassem vagas para os professores que estimulam seus alunos a escreverem, corrigem suas redações e acabam no esquecimento... Tendo outros profissionais indo em seus lugares, que pena!
Outra oportunidade válida é que cada escola mandasse dois representantes da oitava série para participar e contar aos demais sobre as redações escolhidas... Afinal isso também é motivação.
Há muita coisa a ser mudada, mas como falou a professora que ministrou o curso... mudanças vão ocorrendo aos poucos... Assim como a medalha de inclusão... Isso é estímulo! Quem sabe para as próximas, não acontecem outras mudanças?
É a primeira vez que vou, mas adorei a organização, o incentivo aos alunos e também os cursos, pois precisamos estar sempre em contato com novidades que nos estimulem em nosso dia-a-dia.

Pai da Isaura


Isso que é frio, né Huiogui?
Mas pra fazer teatro, pode estar um sol de rachar que a gente tem de ir conforme...
Ainda bem que aquelas nuvens ali atrás não dizem que estava tão quente assim...kkkk

Cuidado Huiogui...


Dupla



Esta dupla hoje está no primeiro ano, mas parece que já caminham juntos há algum tempo...
O gi pdeiu foto de recordação...
É claro que com esse cabelão a gente não sabe quem é...
Tamanho? Não, isso não é documento... Pois o coração dos dois é muito grande... Eles já dramatizaram brigas e ficou muito melhor que as que a gente vê na TV... Sim, por que não tem dublê... mas horas de ensaio a fio...
Continuem assim!

Escritor


Este camarada escreveu uma peça para apresentar... Porém aqui ele faz o papel de Leôncio...
Vocês podem não acreditar, mas apesar dessa pistola ser de madeira, ela atira! Por isso o vídeo que fiz deles saiu tremido... Eu me assustei!kkkk

Êta lelê!

Bem, nem precisa eu dizer que o cavalheiro é maior que seu pingo...
Mas em se tratadno de dramatização vale tudo...
Porém penso que ainda faltaram as rodinhas...kkkk
Esta é pra formatura de terceiro...
Falta um tempinho ainda!

Fantoches de litro


Aqui tem mais um...
É claro, que não podia deixar o gatinho da Larissa de fora, muito menos o cavalo do Duenifer... e o outro é da Marília...
Pena eu não ter gravado a apresentação do grupo do Duenifer... Ficou bem legal...
Já são artistas desde cedo!

Fantoche de litro



Estes também são da 171...
Duenifer, Larissa e Luciana...
Com um litrão, jornal, tinta, boa vontade e criatividade olha aí no que deu!
Sem contar que ainda tiveram de apresentar um teatro...
Artes também é cuidar do meio ambiente, criar teatros, personagens... Soltar a imaginação!
Vcs são muito bons...
Não deixem que isso se perca!

Dinossauro



Este é do Lucas da 171...
Feito com litro de pet (2l), jornal, rolo de papel higiêncio, caixa de creme dental, papelão...e
Critividade!
Muita criatividade...
Se tem outros?
Claro... A turma inteira trabalhou...
Mas este ficou à deriva e a professora resgatou!

Guarda-chuva


Solta, Amarelinho... De onde que arma guarda-chuva dentro da sala?...
Oh, Pixote, na realidade o regente quase nem apareceu...kkkkkkkkkk

Fofoca das lavadeiras


A barba do Marlonei tava pela metade...
A Patrícia lavou tanto a roupa do Marciano que encolheu!
Sem contar que o avental combinava com o lenço...
Isso sim que é xique, bem!
Mas, Marciano, não se preocupe... A gente vai fazer uma vaquinha e comprar outra blusa...
Cuide... A gente tem de saber se as pessoas sabem lavar a roupa... Olha aí o que aconteceu! Nem adiantou vc ficar tocando violão...kkk

Pegou fogo


Do pó vim e ao pó retornarei...
Nossa, que profundo!
O Ateneuzinho pegou fogo e virou cinzas...
Mas cuidado... Onde há cinzas é sinal que já existiu um fogo muito intenso!kkkk
Ainda bem que não sobraram brasas!
Pois qualquer sopro as pode acender...
Assim como nossos corações!

amigas2



Há pessoas que apesar do pouco tempo que passamos juntas parece uma eternidade...
É como se conhecêssemos de outras vidas...
O mundo gira e leva alguns amigos, porém traz outros...
Não para suprir, pois amizade é pra vida inteira!

Amigas1



Esse é um cavalo voador...
Ele vai realizar o sonho de todas...
Voarão cada uma para um lado, porém a lembrança dessa amizade será igual a minha...
Uma amiga de infância que nem o tempo, nem a distância nos separou...
Isso é AMIZADE!

231 ano 2010



Gente... o tempo passa, mas lembranças ficam... rasgam nosso peito... Olhamos e sentimos saudade, talvez como se tivesse sido ontem... mas sabemos que o tempo passa e as pessoas se vão...
Os amigos acabam por separar-se...
Mas o coração?
Ah, esse coração é muito maior que um trem para tantas emoções... E a gente lembra... chora... e muitas vezes acaba voltando ao ninho...
beijos a todos os formando 2010!
Sentirei saudade...
Ah... Parece até um baile a fantasia... mas não é. É aula de Literatura...kkkkk

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Apenas 2


Desta turma apenas dois estão no terceiro ano!
Aqui não estavam tão animadas... Será que pra foto de formatura conseguiremos sorrisos?
Afinal, ter cumprido esta etapa é sinal de vitória!
Espero poder estar com vocês na graduação! kkk

O tempo passou 1


Nem todos estão no terceiro, afinal na caminhada há quem precise parar pra depois continuar... Há também aqueles que desistem diante do primeiro obstáculo...
Mas há pessoas como vocês, que lutam pra não 'morrer na praia'... Parabéns!

Sétima série..


Será que podem me contar onde andam todos esses?
Alguns ainda vejo... Hoje estão no primeiro ano do Ensino Médio, outros no segundo...
Parabéns por continuarem trilhando seus caminhos e buscando ser alguém na vida!
Sem estudo não somos ninguém!

Afilhada


Também é bom prestar uma homenagem a afilhadinha...
O tempo passou e ela cresceu, por isso também é bom relembrar...
Que essa lembrança nunca se apague de nossas vidas... Besos en su corazón!

Recordar é viver



É parece que a janta deu novo ânimo a todos...

Apesar dos cabelos pra qualquer lado, a cara amarrotada...

Turma: Valeu!

Sem contar que antes de irmos a Taíse queria muito saber se ela desmaiasse o que eu faria?

Adivinhem?

Disfarçaria... Cruzaria por cima... E pior de tudo: Deixaria!

Nem era tão assustador...

Por onde andam?


Alguém tem lembrança desta?
Quem está faltando?
Quem ficou escondido?
Por quê?

Caminho


Algumas desistiram no meio do caminho...
Outras casaram e são futuras mamães...
Mas não entendi essas caras: cansaço?

Alguém lembra?


Pra onde vocês estavam indo?
Ou seria vindo?
Ou ainda nem tinham saído para lugar algum?
Ou só entraram no busão pra fotografar?
Ou...

Balsa

Ainda bem que não tivemos de nadar, pois até no banho uso a sombrinha de medo de me afogar!
Ei, Simoni... Tira o pé daí, é perigoso jacaré! kkk
O resto do povo todo à toa...
Ah, como é bom o retorno!

Limpeza


Esta é apenas pra recordar bons momentos...
É claro que a gente não precisou limpar, mas que o Gabriel aproveitou o momento pra uma gracinha, ah, isso aproveitou...
Ainda bem que o Ênio não achou um tapetinho!

Bebel, minha pima...


"Isso não é meu-me!"
Mas fez parte da viagem...
É muito bom poder observar construções e arquiteturas...


Quem ficou?


Alguns destes ainda seguem a caminhada... Outros desistiram no meio do caminho...
Aqui fica a lembrança de todos!

multi e oitava



Aqui a junção das turmas para uma foto que, sem dúvida, fica na memória de todos... Alguns vão-se embora, outros seguem conosco a grande caminhada!
Esses já são vencedores, porque vencem muitos obstáculo para continuar lutando por seus objetivos, entre eles: o conhecimento!

Machadinho

Essa é pra relembrar nossa viagem a Usina de Machadinho...
É claro que a ida rendeu uma peludinha lilás, lembram?
E a volta?
Nossa...
Quanta garrafada de pet vazia e baderna!
Bons momentos ficam marcados na memória!



Saudade

Larissa, não vou colocar o restante, porque ao ler chorei muito...
Mas é muito bom saber que deixamos marcas por onde passamos... Talvez nem todas sejam boas, mas tenha a certeza de que se ficou alguma ruim, foi com a melhor das intenções...
Dizem que os alunos são como os filhos... Há quem diga que não!
Mas eu sempre quis e quero o melhor de e para vocês... Talvez Deus tenha me dado apenas um filho (e que filho!) para que eu pudesse dedicar o restante do meu carinho (e olha que é muito!) a todos os meus alunos...
O terceiro ano se despede... Alguns é uma caminhada desde a 6ª série aturando a professora... Dói! Dói muito... Mas tenho certeza de que os caminhos que trilharem serão os melhores... E que mesmo longe, estaremos sempre perto!
Beijos a todos... E segue a mensagem que me fez chorar tanto! Obrigada pelo carinho...
A Saudade fala Português
Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
Quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
Eu sinto saudades...
Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
De pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Sinto saudades da minha infância,D
o meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
Do penúltimo, e daqueles que ainda vou vir a ter,
Se Deus quiser...
Sinto saudades do presente, que não aproveitei de todo,
Lembrando do passado e apostando no futuro...
Sinto saudades do futuro, que se idealizado,
Provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...
Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei,
De quem disse que viria e nem apareceu;
De quem apareceu correndo, sem tempo de me conhecer direito,
De quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.
Sinto saudades dos que se foram
E de quem não me despedi direito,
Daqueles que não tiveram como me dizer adeus;
De gente que passou na calçada contrária da minha vida
E que só enxerguei de vislumbre;
De coisas que eu tive e de outras que não tive, mas quis muito ter;
De coisas que nem sei como existiram, mas que se soubesse,
De certo gostaria de experimentar;
Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que,
Não sei aonde,
Para resgatar alguma coisa que nem sei o que é
E nem onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar
Sentindo saudades em japonês,
Em russo, em italiano, em inglês,
Mas que minha saudade,
Por eu ter nascido brasileira,S
ó fala português embora, lá no fundo, possa ser poliglota.
Aliás, dizem que se costuma usar sempre a língua pátria,
Espontaneamente, quando estamos desesperados,
Para contar dinheiro, fazer amor e declarar sentimentos fortes,
Seja lá em que lugar do mundo estejamos.
Eu acredito que um simples "I miss you",
Ou seja, lá como possamos traduzir saudade
Em outra língua, nunca terá a mesma força
E significado da nossa palavrinha.
Talvez não exprima, corretamente,
A imensa falta que sentimos de coisas ou pessoas queridas.
E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra para usar
Todas as vezes que sinto este aperto no peito,
Meio nostálgico meio gostoso,
Mas que funciona melhor do que um sinal vital
Quando se quer falar de vida e de sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis,
De que amamos muito do que tivemos e lamentamos as coisas boas
Que perdemos ao longo da nossa existência...
Sentir saudade é sinal de que se está vivo!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

papos

Vejam só que barato...
Acho que este texto mostra bem como agir em termos de colocação pronominal... Talvez meio exagerado... Até parece eu, né? Ai, é de doer os ouvidos, mas vamos lá... Acho Luís Fernando Veríssimo um gênio do humor... (pra quem entende, é claro)
Colocação pronominal é um dos grandes problemas que o falante de Língua Portuguesa enfrenta. E a crônica abaixo, de Luís Fernando Veríssimo, mostra bem isso:
Papos
- Me disseram...
- Disseram-me.
- Hein?
- O correto é "disseram-me". Não "me disseram".
- Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é "digo-te"?
- O quê?
- Digo-te que você...
- O "te" e o "você" não combinam.
- Lhe digo?
- Também não. O que você ia me dizer?
- Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz?
- Partir-te a cara.
- Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
- É para o seu bem.
- Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu...
- O quê?
- O mato.
- Que mato?
- Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
- Eu só estava querendo...
- Pois esqueça-o e pára-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
- Se você prefere falar errado...
- Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
- No caso... não sei.
- Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
- Esquece.
- Não. Como "esquece"? Você prefere falar errado? E o certo é "esquece" ou "esqueça"? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
- Depende.
- Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o.
- Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
- Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia.
- Por quê?
- Porque, com todo este papo, esqueci-lo.
E agora? Como desfazer esse "nó"?Segundo a Gramática Normativa, são três as posições que o pronome pode ocupar na sentença: PRÓCLISE (antes do verbo), MESÓCLISE (intercalado ao verbo) e ÊNCLISE (depois do verbo).
IMPORTANTE: Apesar de existirem todas essas regras, não podemos nos esquecer de que o importante mesmo é se comunicar, entender e se fazer entender. Temos uma norma na Língua Portuguesa, mas temos também falantes que a utilizam e atuam sobre ela. Portanto, tente usar as regras, mas sem exageros! "Se comunique"!!!

Colocação pronominal 1

Às vezes é muito bom distrair-se também, não acham?
Então vejam o que é colocação pronominal...kkkk
AMÁ-LA ou AMAR-TE?
Amar é...
O marido, ao chegar em casa, no final da noite, diz à mulher que já estava deitada :
- Querida, eu quero amá-la.
A mulher, que estava dormindo, com a voz embolada, responde:
- A mala... ah não sei onde está, não! Use a mochila que está no maleiro do quarto de visitas.
- Não é isso querida, hoje vou amar-te.
- Por mim, você pode ir até Júpiter, até Saturno e até o quinto dos infernos, desde que me deixe dormir em paz...
Afinal: a mala ou a Marte...kkk

regência 2

Vamos treinar mais um pouquinho? Sempre fica um exemplo... Assim é mais fácil!
Complete usando o nome adequado.
a- Você pagou a divida?Sim, paguei-_ a
b- Você pagou ao homem? Sim paguei-_
c- Você ama este rapaz? Não, não __ amo.
d- Isto pertence a esta pessoa? Não, isto não __ pertence.
e- Você cumprimentou o professor? Sim, cumprimentei-_
f- Você obedece a este homem? Sim obedeço-_
g- Você quer a seus amigos? Sim quero-_
h- Você quer o livro? Sim quero-_
i- Você assistiu a este filme? Sim assisti ____
j- Você aspira a este cargo? Sim, aspiro ____
Corrija as frases abaixo:
a- Um alto cargo era visado pelos funcionários da empresa.
b- Uma boa palestra foi assistida por todos os alunos.
c- Uma boa faculdade é aspirada por nós. ..
d- Sentei e caí da cadeira. Sentei na cadeira e dela caí.
e- Assisti e gostei do filme.
f- Entrou e saiu da sala.
Complete os espaços usando a preposição, se necessário:
a- A desatenção do motorista implicou__ acidente com vitimas.
b- Sempre obedecia __ os mais velhos.
c- Aspiramos__ o perfume das flores.
d- O cargo __ que aspiramos é disputados por todos.
e- O filme __ que assisti era nacional.
f- É um direito que assiste __ os empregados.
g- Esqueci __ o documento.
h- Esqueci-me __ documento.
i- As pessoas lembraram com tristeza __ o ocorrido.
j- As pessoas se lembraram com tristeza __ ocorrido.
k-Visamos __ uma boa classificação nos exames.
l- Este exercício é acessível __ todos os alunos.
m- Este problema é análogo __ outro.
n- Moro num apartamento contíguo __ seu.
o- Ele estava descontente __ a nota.
p- Estamos habituados __ resolver os problemas.
q- Sua atitude é incompatível __ o ambiente.
r- O pai era liberal __ os filhos.
s- Aquele artista era versado __ música.
t- Este remédio é nocivo __ organismo.
Assinale as alternativas erradas:
a-Esqueceu-me o desejo discreto de conhecer as coisas do coração.
b-Lembrou-me a inusitada transformação por que passa universidade brasileira.
c- Prefiro os casos que a inteligência discute a formas tecnocráticas da resolução dos problemas.
d- Aqui se jogam as sementes para informar-lhes de que a cultura não deve ser acadêmica.
quem informa, informa alguém: eles de alguma coisa. O correto seria informá-los
e- Procede-se com brandura quando querem detectar falhas no relacionamento humano.
f- Ele nos implicou mais ainda.
g- O estudo implica disposição e disciplina.
h- Ele sempre implicou comigo.
i- Fomos implicados no movimento grevista.
j- Seu talento implicou numa promoção.
k- Perdoou nosso atraso no imposto.
l- Lembrou ao amigo que já era tarde.
m- Moraram na rua da paz.
n- Meu amigo perdoou ao pai.
o- Lembrou de todos os momentos felizes.
p- Aquele rapaz com quem eu me simpatizo prefere mais aventuras desastrosas do que empreendimentos sérios.
q- Nunca perdoarei ao homem a quem eu paguei a dívida.
r- Eu sempre obedeço a mulheres.
s- O homem visou o alvo depois de ter visado o cheque, porque visava a uma posição destacada.
t- Antes de assistir o doente, o médico que assiste em Curitiba assistiu a um programa de televisão porque aspirava a um descanso.
u- Simpatizei com a nova diretoria e com as novas orientações.
v- A firma toda não se simpatizou com a nova orientação.
w- Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.
x- Nenhum dos que estavam presentes, nem mesmo o filho do novo diretor, simpatizou com as novas orientações.
y- Prefiro mais a cidade do que o campo.
z- Chegamos finalmente em Santo André. aa- Esta é a cidade de que mais gosto.
bb-Assisti ao concerto de que você tanto gostou.
cc- Ainda não paguei o médico.
dd- Estes são os recursos que dispomos.
ee- Perdôo aos teus erros.
ff- Assiste ao trabalhador o direito de férias.
gg- Paguei a uma dívida atrasada.
hh- Perdoei o amigo que me ofendeu.
ii- Custou-me entender o fato.
jj- Custou ao aluno entender o fato.
kk- Custa-me resolver este problema.
ll- O trabalho custou muito esforço ao aluno.
mm- O aluno custou para aprender o exercício.
nn- A peça que assistimos foi muito boa.
oo- Estes são os livros que precisamos.
pp- Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
qq- Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
rr- O ideal que aspiramos é conhecido por todos.
ss- Preferia brincar do que trabalhar.
tt- Preferia mais brincar a trabalhar.
uu- Preferia brincar a trabalhar.
vv- Preferia brincar à trabalhar. ww- Preferia mais brincar que trabalhar.
xx- Sou avesso aos abusos de certas autoridades.
yy- Ele é versado com a arte de enganar os outros. zz- Sua mente é escassa de boas idéias.
aaa- Os inseticidas são nocivos às aves que se alimentam de sementes e insetos.
bbb- Esta função não é compatível de sua dignidade.
ccc- Ele custará muito para entender.
ddd- Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
eee- Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
fff- O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
ggg- Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.
hhh- Antes prefiro aspirar uma posição honesta que ficar aqui.
iii- Prefiro aspirar uma posição honesta que ficar aqui.
jjj- Prefiro aspirar a uma posição honesta que ficar aqui.
kkk- Prefiro antes aspirar a uma posição honesta que ficar aqui.
lll- Prefiro aspirar a uma posição honesta a ficar aqui.
mmm- Esta alternativa obedece o padrão da gramática normativa.
nnn- Entretanto, não costumava haver distúrbios na fila.
ooo- Jamais poderão existir tantos recursos para tantos planos.
ppp- Só lhe faltou mandar-me embora de casa.
qqq- Quando Lígia entrou, bateram onze horas no relógio da sala.

regência 1

O recurso é continuar tentando...
Sabem... As respostas só aparecem depois....
Reescreva as frases que apresentarem incorreções quanto à regência:
a- Os alunos chegaram cedo no colégio.
b- A carga chegou no avião. c
c- Os amigos foram no cinema.
d- Sempre iam no teatro durante as férias.
e- Custei para resolver este exercício.
f- Os convidados custaram a chegar.
g- O trabalho custou muito esforço ao aluno.
h- As constantes faltas ao trabalho implicaram na sua demissão.
i- Ele mora à rua Mooca.
j- Fulano de tal, residente à rua Epaminondas Licurgo.
k- Aristides namora com Marta.
l- Com quem você namora?
m- Prefiro mais cinema que teatro.
n- Prefiro antes estudar do que trabalhar.
o- Ele não obedece os mais velhos.
p- O aluno não se simpatizou com a professora.
q- Simpatizamos com o novo gerente.
r- Lá em casa somos em quatro.
Diga o sentido dos verbos:
a- No campo, sempre aspirava um ar puro.
b- Aspiramos a uma boa classificação.
c- No amo passado, assistimos a um importante jogo de futebol.
d- O doente que o medico assistiu não passava bem.
e- Assiste ao trabalhador o direito de férias.
f- O presidente assiste em Brasília.
g- O professor chamou os alunos.
h- Chamei-o de covarde.
i- Seu argumento não procede.
j- Severino procede de Frankfurt.
k- Procederemos à distribuição das provas.
l- Quero lápis que você pegou.
m- Quero a meus amigos.
n- O atirador visou o alvo.
o- O gerente visou o cheque.
p- O cargo a que visamos é disputado por todos.
Troque o verbo e faça as devidas adaptações:
I- Este é o filme que o aluno viu.
a- assistir Este é o filme a que o aluno assistiu.
b- Acreditar
c- Gostar
d- opor-se
e- simpatizar
II- São opiniões a que aspiro.
a- Pensar
b- referir-se
c- crer
d- duvidar
e- acreditar
III- Este é o autor cuja obra conheço.
a- gostar
b- referir-se
c- acreditar
d- simpatizar
e- duvidar

Espero que tenham conseguido, afinal, vocês são extraordinários!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pontuação

1. Vírgula Emprega-se a vírgula (uma breve pausa):a) para separar os elementos mencionados numa relação: A nossa empresa está contratando engenheiros, economistas, analistas de sistemas e secretárias. O apartamento tem três quartos, sala de visitas, sala de jantar, área de serviço e dois banheiros.
NOTAMesmo que o e venha repetido antes de cada um dos elementos da enumeração, a vírgula deve ser empregada:
Rodrigo estava nervoso. Andava pelos cantos, e gesticulava, e falava em voz alta, e ria, e roía as unhas.
b) para isolar o vocativo: Cristina, desligue já esse telefone! Por favor, Ricardo, venha até o meu gabinete.
c) para isolar o aposto: Dona Sílvia, aquela mexeriqueira do quarto andar, ficou presa no elevador. Rafael, o gênio da pintura italiana, nasceu em Urbino.
d) para isolar palavras e expressões explicativas (a saber, por exemplo, isto é, ou melhor, aliás, além disso etc.): Gastamos R$ 5.000,00 na reforma do apartamento, isto é, tudo o que tínhamos economizado durante anos. Eles viajaram para a América do Norte, aliás, para o Canadá.
e) para isolar o adjunto adverbial antecipado: Lá no sertão, as noites são escuras e perigosas. Ontem à noite, fomos todos jantar fora.
f) para isolar elementos repetidos: O palácio, o palácio está destruído. Estão todos cansados, cansados de dar dó!
g) para isolar, nas datas, o nome do lugar: São Paulo, 22 de maio de 1995. Roma, 13 de dezembro de 1995.
h) para isolar os adjuntos adverbiais: A multidão foi, aos poucos, avançando para o palácio. Os candidatos serão atendidos, das sete às onze, pelo próprio gerente.
i) para isolar as orações coordenadas, exceto as introduzidas pela conjunção e: Ele já enganou várias pessoas, logo não é digno de confiança. Você pode usar o meu carro, mas tome muito cuidado ao dirigir. Não compareci ao trabalho ontem, pois estava doente.
j) para indicar a elipse de um elemento da oração: Foi um grande escândalo. Às vezes gritava; outras, estrebuchava como um animal. Não se sabe ao certo. Paulo diz que ela se suicidou, a irmã, que foi um acidente.
k) para separar o paralelismo de provérbios: Ladrão de tostão, ladrão de milhão. Ouvir cantar o galo, sem saber onde.
l) após a saudação em correspondência (social e comercial): Com muito amor, Respeitosamente,
m) para isolar as orações adjetivas explicativas: Marina, que é uma criatura maldosa, "puxou o tapete" de Juliana lá no trabalho. Vidas Secas, que é um romance contemporâneo, foi escrito por Graciliano Ramos.
n) para isolar orações intercaladas: Não lhe posso garantir nada, respondi secamente. O filme, disse ele, é fantástico.
2. Ponto Emprega-se o ponto, basicamente, para indicar o término de um frase declarativa de um período simples ou composto. Desejo-lhe uma feliz viagem. A casa, quase sempre fechada, parecia abandonada, no entanto tudo no seu interior era conservado com primor. O ponto é também usado em quase todas as abreviaturas, por exemplo: fev. = fevereiro, hab. = habitante, rod. = rodovia. O ponto que é empregado para encerrar um texto escrito recebe o nome de ponto final.
3. Ponto-e-vírgula Utiliza-se o ponto-e-vírgula para assinalar uma pausa maior do que a da vírgula, praticamente uma pausa intermediária entre o ponto e a vírgula. Geralmente, emprega-se o ponto-e-vírgula para:
a) separar orações coordenadas que tenham um certo sentido ou aquelas que já apresentam separação por vírgula: Criança, foi uma garota sapeca; moça, era inteligente e alegre; agora, mulher madura, tornou-se uma doidivanas.
b) separar vários itens de uma enumeração: Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino em estabelecimentos oficiais;
. . . . . . . . (Constituição da República Federativa do Brasil)
4. Dois-pontos Os dois-pontos são empregados para:
a) uma enumeração: ... Rubião recordou a sua entrada no escritório do Camacho, o modo porque falou: e daí tornou atrás, ao próprio ato.Estirado no gabinete, evocou a cena: o menino, o carro, os cavalos, o grito, o salto que deu, levado de um ímpeto irresistível...(Machado de Assis)
b) uma citação: Visto que ela nada declarasse, o marido indagou: - Afinal, o que houve?
c) um esclarecimento: Joana conseguira enfim realizar seu desejo maior: seduzir Pedro. Não porque o amasse, mas para magoar Lucila. Observe que os dois-pontos são também usados na introdução de exemplos, notas ou observações. Parônimos são vocábulos diferentes na significação e parecidos na forma. Exemplos: ratificar/retificar, censo/senso, descriminar/discriminar etc. Nota: A preposição per, considerada arcaica, somente é usada na frase de per si (= cada um por sua vez, isoladamente). Observação: Na linguagem coloquial pode-se aplicar o grau diminutivo a alguns advérbios: cedinho, longinho, melhorzinho, pouquinho etc.
NOTA A invocação em correspondência (social ou comercial) pode ser seguida de dois-pontos ou de vírgula: Querida amiga: Prezados senhores,
5. Ponto de interrogação O ponto de interrogação é empregado para indicar uma pergunta direta, ainda que esta não exija resposta:
O criado pediu licença para entrar:
- O senhor não precisa de mim?
- Não obrigado. A que horas janta-se?
- Às cinco, se o senhor não der outra ordem.
- Bem.
- O senhor sai a passeio depois do jantar? de carro ou a cavalo?
- Não.(José de Alencar)
6. Ponto de exclamação O ponto de exclamação é empregado para marcar o fim de qualquer enunciado com entonação exclamativa, que normalmente exprime admiração, surpresa, assombro, indignação etc. - Viva o meu príncipe! Sim, senhor... Eis aqui um comedouro muito compreensível e muito repousante, Jacinto! - Então janta, homem!(Eça de Queiroz)
NOTA O ponto de exclamação é também usado com interjeições e locuções interjetivas: Oh! Valha-me Deus!
7. Reticências As reticências são empregadas para:
a) assinalar interrupção do pensamento: - Bem; eu retiro-me, que sou prudente. Levo a consciência de que fiz o meu dever. Mas o mundo saberá...(Júlio Dinis)
b) indicar passos que são suprimidos de um texto: O primeiro e crucial problema de lingüística geral que Saussure focalizou dizia respeito à natureza da linguagem. Encarava-a como um sistema de signos... Considerava a lingüística, portanto, com um aspecto de uma ciência mais geral, a ciência dos signos...(Mattoso Camara Jr.)
c) marcar aumento de emoção: As palavras únicas de Teresa, em resposta àquela carta, significativa da turvação do infeliz, foram estas: "Morrerei, Simão, morrerei. Perdoa tu ao meu destino... Perdi-te... Bem sabes que sorte eu queria dar-te... e morro, porque não posso, nem poderei jamais resgatar-te.(Camilo Castelo Branco)
8. Aspas As aspas são empregadas:
a) antes e depois de citações textuais: Roulet afirma que "o gramático deveria descrever a língua em uso em nossa época, pois é dela que os alunos necessitam para a comunicação quotidiana".
b) para assinalar estrangeirismos, neologismos, gírias e expressões populares ou vulgares: O "lobby" para que se mantenha a autorização de importação de pneus usados no Brasil está cada vez mais descarado.(Veja) Na semana passada, o senador republicano Charles Grassley apresentou um projeto de lei que pretende "deletar" para sempre dos monitores de crianças e adolescentes as cenas consideradas obscenas.(Veja) Popularidade no "xilindró" Preso há dois anos, o prefeito de Rio Claro tem apoio da população e quer uma delegada para primeira-dama.(Veja) Com a chegada da polícia, os três suspeitos "puxaram o carro" rapidamente.
c) para realçar uma palavra ou expressão: Ele reagiu impulsivamente e lhe deu um "não" sonoro. Aquela "vertigem súbita" na vida financeira de Ricardo afastou-lhe os amigos dissimulados.
9. Travessão Emprega-se o travessão para:
a) indicar a mudança de interlocutor no diálogo: - Que gente é aquela, seu Alberto? - São japoneses. - Japoneses? E... é gente como nós? - É. O Japão é um grande país. A única diferença é que eles são amarelos. - Mas, então não são índios?(Ferreira de Castro)
b) colocar em relevo certas palavras ou expressões: Maria José sempre muito generosa - sem ser artificial ou piegas - a perdoou sem restrições. Um grupo de turistas estrangeiros - todos muito ruidosos - invadiu o saguão do hotel no qual estávamos hospedados.
c) substituir a vírgula ou os dois pontos: Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana - acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase.(Raul Pompéia)
d) ligar palavras ou grupos de palavras que formam um "conjunto" no enunciado: A ponte Rio-Niterói está sendo reformada. O triângulo Paris-Milão-Nova York está sendo ameaçado, no mundo da moda, pela ascensão dos estilistas do Japão.
10. Parênteses Os parênteses são empregados para:
a) destacar num texto qualquer explicação ou comentário: Todo signo lingüístico é formado de duas partes associadas e inseparáveis, isto é, o significante (unidade formada pela sucessão de fonemas) e o significado (conceito ou idéia).
b) incluir dados informativos sobre bibliografia (autor, ano de publicação, página etc.): Mattoso Camara (1977:91) afirma que, às vezes, os preceitos da gramática e os registros dos dicionários são discutíveis: consideram erro o que já poderia ser admitido e aceitam o que poderia, de preferência, ser posto de lado.
c) indicar marcações cênicas numa peça de teatro: Abelardo I - Que fim levou o americano? João - Decerto caiu no copo de uísque! Abelardo I - Vou salvá-lo. Até já! (sai pela direita)(Oswald de Andrade)
d) isolar orações intercaladas com verbos declarativos, em substituição à vírgula e aos travessões: Afirma-se (não se prova) que é muito comum o recebimento de propina para que os carros apreendidos sejam liberados sem o recolhimento das multas.
11. Asterisco O asterisco, sinal gráfico em forma de estrela, é um recurso empregado para:
a) remissão a uma nota no pé da página ou no fim de um capítulo de um livro: Ao analisarmos as palavras sorveteria, sapataria, confeitaria, leiteria e muitas outras que contêm o morfema preso* -aria e seu alomorfe -eria, chegamos à conclusão de que este afixo está ligado a estabelecimento comercial. Em alguns contextos pode indicar atividades, como em: bruxaria, gritaria, patifaria etc. * É o morfema que não possui significação autônoma e sempre aparece ligado a outras palavras.
b) substituição de um nome próprio que não se deseja mencionar: O Dr.* afirmou que a causa da infecção hospitalar na Casa de Saúde Municipal está ligada à falta de produtos adequados para assepsia.

Acentuação

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Acentuamos todas as palavras oxítonas terminadas em : a (s), e(s), o(s) e em, ens (desde que tenham mais de uma sílaba) . Exemplos:
Guaraná, atrás, Pelé, Português, através, café, paletó, avó, avôs, dominós, também, parabéns, alguém, armazéns.
As formas verbais acompanhadas por pronomes oblíquos seguem as regras das oxítonas, como : amá-la, perdê-lo, guardá-la, etc...
Acentuamos todas as palavras paroxítonas terminadas em : i (s), us, um, uns, ão(s), ã(s),l, r , n, x, ps, on(s), om, e ditongos crescentes. Exemplos:
Júri, lápis, vênus, bônus, álbum, álbuns, médiuns, órgão, órfãos, órfã, órfãs, amável, fácil, túnel, cadáver, repórter, caráter, pólen, líquen, hífen, tórax, cálix, bíceps, fórceps, elétron, próton, rádom, elétrons, glória, história, Ciências, régua, vitórias, Antônio, Márcio, etc...
Acentuamos todas as palavras que possuem a antepenúltima sílaba tônica, ou seja, todas as proparoxítonas. Exemplos: tônica, gramática, Matemática, pêndulo, rápida, etc...
Além destas regras, a Língua Portuguesa possui outras regras para justificar o uso do acento gráfico nas palavras. Veja :
- Monossílabos Tônicos : terminados em a(s), e(s), o(s) : lá, já, pás, chás, pés, fé, mês, pé, três, nó, nós, pó, sós, nós, vós, só, etc...
- Ditongos abertos: éi, ói, éu : idéia, assembléia, caracóis, constrói, chapéu, véu, ilhéus, européia, papéis, lençóis, céu, etc... a partir de 2012 não haverá mais essa acentuação em palavras paroxítonas
- Hiatos: "i, u " Segunda vogal tônica dos hiatos : baú, raízes, juízes, egoísta, gaúcha, etc... Não acentuamos se forem seguidos por NH , como : rainha, tainha, bainha; ou se formarem sílabas com r, z, l ou m , como : Jair , juiz, Paul, ruim, etc... a partir de 2012, se vierem antecedidos de ditongo, não terão mais acento
Hiatos formados por vogais repetidas : vôo, lêem, vêem, enjôo, dêem, relêem, etc...
- Acento diferencial: acentuamos algumas palavras para diferenciá-las de outras com a mesma grafia, porém átonas e com significado diferente. Veja os principais casos:
Pêra : substantivo pera: antiga preposição
Pêlo: substantivo pélo(a) : verbo pelar pelo : preposição
Pára : verbo para: preposição
Pode: verbo poder presente do indicativo pôde : verbo pretérito perfeito
Pôr : verbo por : preposição
Têm : 3 ª pessoa do plural tem: 3ª pessoa do singular
Contêm : 3 ª pessoa do plural contém : 3 ª pessoa do singular
Observação : temos outros casos de verbos que se encaixam nos exemplos acima. Os compostos de ter e vir continuam regendo a mesma regra
TREMA : usamos trema nos grupos gue, gui, que, Qui quando tiverem o "u "sonoro e átono. Se o "u" for tônico , usamos acento agudo: :Agüentar, porém a partir de 2012 não haverá mais trema, exceto em nomes próprios e na língua estrangeira
A partir de 2012 Duplo oo e ee, não terá mais acento na 1ª vogal

Orações reduzidas

REDUZIDAS
INFINITIVO
SUBSTANTIVA:
subjetiva: é preciso tomar cuidado.
od: desejava muito estar lá agora.
oi: não te impeço de sair daqui.
cn: sentes tristeza de partir assim
pred: a solução era deixar o trabalho imediatamente.
após: tens um desejo: aproveitar bem a tua vida
ADJETIVA
Olhei o garoto a brincar.
ADVERBIAIS:
causal: chorou por ver o seu filho condenado.
concessiva: sem querer quebrei o teu cálice.
condicional: a não ser por tua causa eu sairia daqui.
final: vieste aqui para ajudar a todos.
temporal: ao nascer do dia saem todos de casa.
GERUNDIO
Adjetiva: vi crianças passando frio.
Adverbiais
temporais: Terminando este concurso, farei outro.
causais: não obtendo resposta de sua carta, ficou preocupadíssima.
condicionais: agindo assim, você nunca conseguirá nada.
PARTICIPIO
Adverbiais:
temporal: retirado o obstáculo, não teria graça o concurso.
concessiva: cercada de todo cuidado, a planta não se desenvolveu.temporal: alcançado o objetivo, sairás imediatamente

Orações

ORAÇÕES
Coordenadas

Aditivas adição e, não só, mas também, nem (= e não)
Adversativas adversidade Mas, porém, todavia, contudo, no entanto
Conclusiva Pois anteposto, logo, portanto, por isso
Explicativa Porque, que, pois posposto
Alternativa Ou,ou/ ora,ora/

SUBORDINADAS
ADVERBIAIS= ADVÉRBIOS

Causal porque, visto que, como, uma vez que, posto que
Consecutiva= conseqüência que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que
Condicional se, caso, desde que, contanto que, sem que
Concessiva= fato contrário embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que
Conformativa conforme, consoante, como, segundo
Comparativa como, que, do que
Final para que, a fim de que, que, porque
Temporal enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que
Proporcional à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos



Substantiva= nome
Subjetiva
Verbo na 3ª pessoa do singular, na or. princ. Não há sujeito
Apositiva Geralmente vem após :
Completiva nominal Completa o sentido de um nome
Objetiva direta Completa o sentido de um VTD
Objetiva indireta Completa o sentido de um VTI
Predicativa Vem sempre após um verbo de ligação (SECAPEF)
ADJETIVAS:
Restritiva: não é separada por vírgulas e restringe o significado da OP
Explicativa: separada por vírgulas, acrescenta qualidade.

Sintaxe

SINTAXE
1º Identificar o verbo e perguntar ao "fofoqueiro"
O quê? Predicado
Quem? Sujeito


SUJEITO
· Simples – A seleção brasileira venceu
· Composto – Pai e filho são amigos
· Oculto – Somos perfeitos. (nós)
· Indeterminado – Vive-se bem. (v. 3ªp.sing +se)
Chegaram agora. (v.3ªp. pl.)
· Inexistente – Ventou muito. (fen. Naturais)
Faz dias, hein! (tempo decorrido)
Fazer e Haver = existir


VERBOS

· Verbo Intansitivo – sentido completo
· Verbo Transitivo – pede complemento
· Verbo de Ligação – liga sujeito e qualidade

APOSTO- explica um termo já dito, geralmente aparece entre vírgulas
VOCATIVO- é um chamado


PREDICADO

· Nominal – VL + PS – O Brasil é lindo.
· Verbal – VI – Os alunos chegaram
VT – Eu gosto de você
· Verbo-nominal
VI + PS – Os amigos chegaram bem
VT + PO – Ele considerou válidas as provas

SIMPLIFICANDO
NOMINAL – COM QUALIDADE + VL
VERBAL – SEM QUALIDADES
VERBO-NOMINAL – COM QUALIDADE E SEM VL

Verbo O quê? = O.D. (VTD)
Verbo De quê? (para ) = O.I. (VTI) Com Quem?


ADJUNTO
· Adnominais – o / feio/ esses/ dois – junto do subs = artigo, pronome, numeral e adjetivo
· Adverbiais – Quando-Como-Onde-de que modo? = advérbio


Complemento
NOMINAL

· Relacionado a subst. Com ideia de ação
· Introduzido por preposição

A reforma da casa acabou ontem.

Formação de palavras

Formação das palavras
Os processos mais usados para formar palavras em português são: derivação, composição, hibridismo, onomatopéia, siglas e redução ou abreviação de palavras.
1-Derivação : são as palavras primitivas, com um radical. É o processo de estruturação de uma palavra, tendo como base outra já existente. A derivação pode ser :
1.1.Prefixação : quando tem um prefixo antes do radical : pré-história, desleal, reler, etc
1.2.Sufixação: há o acréscimo de um sufixo: felizmente, dentada, gritaria, tentador, etc
1.3.Parassíntese- parassintética: há o prefixo e o sufixo simultaneamente : empobrecer, enjaulado, encerar, rejuvenecer, desalmado...
Observe que não existe a palavra pobrecer ou empobrer, portanto a palavra só existe com o prefixo e o sufixo ao mesmo tempo.
1.4.Prefixação e sufixação : prefixos e sufixos não simultaneamente: infelizmente ( há infeliz, felizmente), descobrimento ( há descobri, cobrimento )
1.5.Imprópria : não sofre nenhuma alteração na palavra , apenas muda de classe gramatical : cantar (verbo) ou o cantar dos pássaros (cantar é substantivo)
não ( advérbio ) ou Abolimos o não em nossa conversa. (não é substantivo );
leite( substantivo comum ) Leite ( assinaturas- substantivo próprio)
1.6.Regressiva : é comum em nomes derivados de verbos- a pesca ( do verbo pescar ) , o jogo ( verbo jogar ), o choro ( verbo chorar).
2- Composição : é o processo de estruturação de uma palavra pela reunião de outra palavra. São palavras formadas por mais de um radical.
2.1. Justaposição: é quando se unem duas ou mais palavras sem modificar suas estruturas . Um radical ao lado do outro. Exemplos : rodapé, girassol, telefone, biologia, guarda-chuva, porta-luvas, televisão, passatempo, pão-de-ló, micróbio, pontapé, sempre-viva, amor-perfeito, roda-gigante, etc...
2.1. Aglutinação : quando se unem duas ou mais palavras modificando suas estruturas, há perda ou troca de fonemas. Exemplos: hidrelétrica ( hidro + água ) ; planalto ( plano + alto) ; embora (em + boa+ hora ) ;
fidalgo ( filho + de+ algo) ; petróleo ( pedra + óleo ) ; vinagre ( vinho + acre ) ; morcego ( muris + caecum ), etc

3- OUTROS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS :
3.1. Hibridismo : é o processo de formação de palavras compostas por elementos de línguas diferentes:
sociologia ( latim + grego ) ; televisão ( grego + latim) ; decímetro ( latim + grego)
3.2.Onomatopéia : palavras criadas a partir dos sons ou ruídos naturais : tique-taque, zigue-zague, toc-toc, ron-ron, glu-glu, cacarejar, mugir da vaca , etc...
3.3. siglas formada a partir das iniciais da expressão. Escritas sempre com letras maiúsculas : PP, PMDB, INSS, BAESA, etc..
3.4. Redução ou abreviação : variante simplificada de algumas palavras : auto (automóvel) ; foto ( fotografia); pneu ( pneumático), bice (bicicleta ), quilo ( quilograma), etc

Estrutura das palavras

ESTRUTURA DAS PALAVRAS
A palavra é uma unidade lingüística que pode ser dividida em unidades menores chamadas Morfemas.
Uma palavra apresenta raiz, radical, vogal temática, desinências, afixos.
1- Raiz : é o morfema primitivo, irredutível da palavra que foi conservado através do tempo. As raízes das palavras são objetos de estudos da Etimologia, parte da gramática que trata da origem das palavras.
2- Radical : também é chamado de morfema lexical , lexema ou semantema – é o morfema que contém a significação da palavra, é indivisível e comum a uma família de palavras, chamadas cognatas. Ao radical são acrescentados outros elementos mórficos.
LIVR o LIVRaria LIVR eiro
PEDRa PEDR aria PEDRegoso
MOÇ a MOÇ as MOCidade
Livro, livraria e livreiro constituem uma família, são palavras cognatas.
3- Vogal temática - é aquela que se junta ao radical de uma palavra para permitir que ela receba outros elementos que indicam gênero, número, tempo, etc. Nos verbos, a vogal temática indica a qual conjugação pertence o verbo. Nos nomes, a VT ocorre em derivados de verbos ou em substantivos ou adjetivos terminados em a, e ,o átonos. Nomes que terminam em vogal tônica (oxítonos) não apresentam vogal temática, tudo faz parte do radical. Nomes que terminam em consoante só apresentam vogal temática quando estiverem no plural.
Mar – papel- mês- pé- capaz : não apresentam vogal temática
Mar e s - papé i s - mes e s capaz e s : apresentam vogal temática porque estão no plural
Nomes derivados de verbos : fing i mento , perdo á vel, part i ção
Substantivos e adjetivos : rosa casa , livro inteligent e, análise
Verbos:
A – vogal temática da 1 ª conjugação : comprar fal ar ama r
E – vogal temática da 2 ª conjugação : vend e r, receb e r, entend e r
I – vogal temática da 3 ª conjugação : part i r, imprimi r, sa ir
Vendia, entendia= o “i”é uma variante da vogal temática “e”, pois o verbo é de 2ª conjugação. O presente do subjuntivo nunca apresenta vogal temática, pois esta é marca de tempo e modo(DMT).
Nomes terminados em vogal tônica : você, urubu, cará : não apresentam VT, tudo faz parte do radical.
4-Tema : é constituído pelo radical + vogal temática. Compra, recebe, fingi
5- Desinências : são morfemas gramaticais que indicam as flexões das palavras.
5.1. Desinências Nominais : gênero (DNG) masculino (o) , feminino( a) - não podemos confundir a DNG com vogal temática. Ela será desinência de gênero quando se opor ao outro sexo:
menin a - o “a” é desinência nominal de gênero porque se opõe a menino.
Cas a - o “a” é vogal temática porque não se opõe a “caso”, não é, portanto, Desinência Nominal de Gênero ( DNG).
Número ( DNN ) singular : não há ; plural (s)
Meninos, mares
5.2. Desinências Verbais :
5.2.1. Desinência Modo Temporal – indica o tempo e o modo das formas verbais
Modo
Tempo
1 ª conjugação
2 ª e 3 ª conjugações
Indicativo
presente
-
-
Indicativo
Pretérito perfeito
-
-
Indicativo
Pretérito imperfeito
VA - VE
A - E
Indicativo
Pret. Mais-que-perf.
RA- RE
RA – RE
Indicativo
Futuro do presente
RA RE
RA- RE
Indicativo
Futuro do pretérito
RIA – RIE
RIA - RIE
Subjuntivo
Presente
E
A
Subjuntivo
Pretérito imperfeito
SSE
SSE
Subjuntivo
Futuro
R
R
5.2.2. Desinência Número – Pessoa ( DNP)- indica a pessoa e o número das formas verbais
Tempo / Modo
1 p.
EU
2ªp.
TU
3 ª p.
ELE(A)
1ªp.
NÓS
2ªp
VÓS
3 ª p.
ELES

Presente - indicativo
o
s
-
mos
is
m
sing
Pretérito perfeito
I
ste
u
mos
stes
ram

Futuro do presente- indicat.
I
s
-
mos
is
o

Futuro do subjuntivo
-
es
-
mos
des
em
pl
Demais tempos
-
s
-
mos
is
m

6- Afixos : São os elementos que se juntam ao radical para formarem outra palavra, são os prefixos e sufixos.
Prefixo- é colocado antes do radical: INútil DESigual REformar
Sufixo- aparece depois do radical : felizMENTE amorOSO, florEIRA
Eles podem aparecer juntos na mesma palavra : INfelizMENTE
7- Vogal ou consoante de Ligação : constitui um elemento não portador de significação, serve apenas como elemento que auxilia a pronúncia da palavra. Não são morfemas porque não tem significado.
Café + cultura = cafeicultura; chá + eira = chaleira; pobre+ inho = pobrezinho

Ortografia Oficial

ORTOGRAFIA OFICIAL
Regra geral: escreve-se com “s” derivados de palavras em “s”, e com “z” de “z”
S ·
Adjetivos pátrios (exs: francês, inglês) ·
Verbos em “isar”, cujo radical termine em “s” (exs: analisar, alisar) *Exceção: catequese = catequizar · Derivados de pôr, querer e usar (pusesse, quiser, usou) · Adjetivos em “oso” (exs: prazeroso, gostoso) · Derivados de verbos em “erter” (exs: reverter = reversão, converter = conversão)
ÊS
· Adjetivos, derivados de substantivos (ex: cortês)
ESA
· Substantivos derivados de verbos em “ender” (exs: defesa, despesa) · Substantivos nobiliárquicos (exs: baronesa, duquesa, princesa) · Adjetivos femininos de “ês” (exs: burquesa, frequesa)
EZA
· Abstratos (exs: avareza, leveza) · Quando a base é adjetivo, denotando qualidade física (ex: belo = beleza)
SS ·
Derivados de verbos em “tir” (ex: discutir = discussão, repercutir = repercussão)
SC
· Palavras latinas
Ç
· Palavras árabes, indígenas ou africanas (exs: miçanga, paçoca, açaí, jaçanã)
ÇÃO
· Substantivos derivados de verbo (ex: intuir = intuição)
G
· Substantivos em “agem”, “igem” e “ugem” (exs: libertinagem, vertigem) · Palavras terminadas em “gio” (exs: pedágio, litígio, refúgio)
Z
· Derivados em “zal”, “zinho” e “zito” (exs: irmãozinho, cafezal, cafezinho) · Derivados de palavras com “z” (exs: cruzeiro, enraizar) · Verbos em “izar” (exs: fertilizar, civilizar) · Palavras em “triz” (ex: bissetriz)
EZ
· Substantivos abstratos femininos, derivados de adjetivos (exs: aridez, acidez, estupidez)
J
· Derivados de “ja” (ex: laranja = laranjada) · Verbos em “jar” (exs: viajar, arranjar) · Palavras indígenas, africanas ou populares (exs: jequitibá, pajé) · Palavras terminadas em “aje” (exs: viaje, traje)
X
· Após ditongo (exs: caixa, ameixa, frouxo) · “Geralmente”, após “en” (enxame, enxada) · Palavras indígenas, africanas ou traduzidas do inglês (exs: abacaxi, xavante, caxanbú, xampu) · Após “me” (exs: mexer, mexerica) *Exceção: mecha

Fonética

FONETICA
FONEMA: menor unidade sonora
LETRA: representação gráfica do fonema
DÍGRAFO: 2 letras, porém 1 só som: RR,SS,NH,LH,NH, SC,SÇ, XC, QU, GU
AN,EN,IN, ON, UM e também com M no meio das palavras são considerados dígrafos, pois indicam nasalização da vogal
ENCONTRO CONSONANTAL: 2 letras, 2 sons, podendo estar em sílabas iguais ou diferentes
ENCONTROS VOCÁLICOS:
Ditongo: 2 vogais na mesma sílaba, também quando a palavra termina em M, PODE HAVER DITONGO
Hiato: 2 vogais em sílabas diferentes
Tritongo: 3 vogais na mesma sílaba
CONTAGEM DE FONEMAS: sempre que houver dígrafo, este deve ser diminuído do total de palavras

Classes Gramaticais

CLASSES GRAMATICAIS
Palavra variável é a palavra que altera sua forma para indicar um acidente gramatical.
Palavra invariável é a palavra de forma fixa.
As palavras, agrupam-se em dez classes gramaticais. Existem classes gramaticais de palavras variáveis e classes gramaticais de palavras invariáveis.
SUBSTANTIVO
É a classe gramatical de palavras variáveis as quais denominam os seres. Ex.: giz, Madalena, lousa, mesa, demônio, escola, menino.
Classificação dos Substantivos:
Comuns : aplicam-se a todos os seres de uma espécie. Ex.: mesa, país, homem, árvore, livro, cidade.
Próprios : aplicam-se a um único ser de toda espécie. Ex.: Benedito, Brasil, Rex.
Concretos : nomeiam seres de existência real ou que a imaginação dá como tal. Ex.: caneta, Deus, fada, porta.
Abstratos : nomeiam estados, qualidades, ações, sentimentos. Ex.: viagem, visita, ódio, amor.
Primitivos : não tem origem em outra palavra portuguesa. Ex.: mar, céu, cinza, terra.
Derivados : têm origem em outra palavra portuguesa. Ex.: marujo, cinzeiro, terreno, bondade.
Simples : são formados de um só radical. Ex.: tempo, sol, mármore, terreiro.
Compostos : são formados de mais de um radical. Ex.: couve-flor, girassol, fidalgo, pé-de-moleque.
Coletivos : nomeiam agrupamentos de seres da mesma espécie.
NOTA – O coletivo é um substantivo singular, mas com idéia de plural.
Flexões do Substantivo:
Gênero
Masculino biforme
feminino
Epiceno uniforme
Comum de dois
sobrecomum
Número
singular
plural

grau
aumentativo
diminutivo
Analítica: adiciona adjetivos: grande, pequeno
Sintética: acrescenta sufixo: xicrinha...

Plural dos compostos
Se os seus elementos não forem unidos por hífen, seguem as regras dos substantivos simples: passatempos, girassóis, aguardentes
Caso venham ligados por hífen, o plural é feito pelas seguintes regras:
a) elementos unidos por preposição: só o primeiro varia: água-de-colônia- águas-de-colônia
b) palavras repetidas ou onomatopaicas- o segundo elemento varia: tico-tico/ tico-ticos
c) o segundo elemento for um substantivo que funcione como determinantes específico, só o primeiro elemento varia: banana-prata- bananas-prata
d) formados por verbo seguido de substantivo no plural- ficam invariáveis: o saca-rolhas- os saca-rolhas
e) varia apenas o segundo elemento:
verbo+ substantivo- guarda-roupas, guarda-chuvas, beija-flores, vira-latas, etc
advérbio+ adjetivo- bem-amados
prefixo+ substantivo- ex-alunos, co-autores, vice-diretores
f) quando a palavra guarda designar substantivo é variável- guardas-noturnos, guardas-civis, guardas-florestais
g) variam os dois elementos ( substantivo+ substantivo; substantivo+ adjetivo; adjetivo+ substantivo; numeral+ substantivo) couves-flores, cabras-cegas, amores-perfeitos, quintas-feiras, boas-vindas, primeiros-ministros, cachorros-quentes, obras-primas

ARTIGO
É a classe gramatical de palavras que acompanham os substantivos, determinando-os.
Classificação dos Artigos:
Definidos : o, a, os, as – determinam os substantivos de maneira precisa:
Vi o rapaz. Comprei a motocicleta.
Indefinidos : um, uma, uns, umas – determinam os substantivo de maneira vaga:
Comprei um livro. Ofereci-lhe um carro.
ADJETIVO
É a classe gramatical de palavras que exprimem qualidade, defeito, origem, estado do ser.
Classificação dos Adjetivos:
Explicativo : exprimem qualidade própria do ser.
Restritivo : exprimem qualidade que não é própria do ser.
Primitivo : não vem de outra palavra portuguesa.
Derivado : tem origem em outra palavra portuguesa.
Simples : formado de um só radical.
Composto: formado de mais de um radical.
Locução Adjetiva:
É toda expressão formada de uma preposição mais um substantivo, equivalente a um adjetivo. Pé de chumbo (plúmbeo)
Gênero dos Adjetivos:
Biformes : tem duas formas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Ex.: mau – má.
Uniformes : têm uma só forma tanto para o masculino quanto para o feminino. Ex.: cruel, feliz.

Plural de adjetivos
compostos

caso
Só o 2º vai para o plural
Nenhum varia
Exceções: surdo-mudo
Os dois elementos são adjetivos
Político-partidárias
Olhos castanho-claros


O 1º é adjetivo o 2º é substantivo

Tapetes verde-musgo
Saias amarelo- ouro

Grau dos adjetivos
Grau
Formação
Exemplos
Comparativo


de superioridade
mais + adjetivo + que, do que ou quanto
É mais alto que o João.
de igualdade
tão + adjetivo + como
Ela é tão ágil como a mãe.
de inferioridade
menos + adjetivo + que, do que ou quanto
Sou menos hábil que tu.
Superlativo


Absoluto sintético
acrescentam-se os sufixos -íssimo, -imo, -rimo
belíssimo, felicíssimo, facílimo, libérrimo
Absoluto analítico
antepõem-se ao adjetivo os advérbios muito, bem, assaz, bastante, imensamente, etc.
muito fácil, bem pobre, assaz difícil, bastante largo, imensamente bom
Relativo de superioridade
antepõe-se o (a) ao comparativo de superioridade
É o mais antigo prédioFoi a mais hábil professora
Relativo de inferioridade
antepõe-se o (a) ao comparativo de inferioridade
O Carlos é o aluno menos estudioso do colégio

NUMERAIS
Classificação dos Numerais:
Cardinais: indicam contagem, medida. Ex.: um, dois, três.
Ordinais: indicam a ordem do ser numa série dada. Ex.: primeiro, segundo.
Fracionários: indicam a divisão dos seres. Ex.: meio, terço.
Multiplicativos: indicam a multiplicação dos seres. Ex.: dobro, triplo.

Leitura dos Numerais Cardinais:
Faz-se a leitura do numeral cardinal, dispondo-se a palavra entre e entre as centenas e as dezenas e entre as dezenas e unidades. Ex.:
894 = oitocentos e noventa e quatro.
PRONOME
É a classe de palavras que substituem o nome ou a ele se referem.
Pronomes Substantivos e Pronomes Adjetivos:
Pronome Substantivo : é o pronome que substitui o nome. Ex.: Ele não o viu ontem.
Pronome Adjetivo : é o pronome que acompanha o nome, juntando-lhe uma característica. Ex.: Aquele rapaz não viu sua prima.
Classificação dos Pronomes:
Pronomes Pessoais:
Retos: exercem a função de sujeito. (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas)
Oblíquos: exercem a função de complementos. (me, te, se...)
Tratamento: são expressões usadas no tratamento cerimonioso ou de respeito. (Vossa Senhoria, Vossa Santidade...).
Pronomes Possessivos: meu, teu, seu...
Pronomes Demonstrativos: este, esse, aquele
Pronomes Indefinidos: Algum , alguns, alguma (s), alguém, algo
Pronomes Relativos: Que, quem, quanto (s), quanta (s), o qual,
Pronomes Interrogativos: Segundo alguns gramáticos, os pronomes interrogativos são algumas formas de pronomes indefinidos empregados nas interrogações diretas ou indireta.

ADVÉRBIO
É a classe de palavras invariáveis que indicam circunstâncias diversas.
O advérbio , dependendo da circunstância que indica.
Classificação do Advérbio:
de lugar; de tempo; de modo; de intensidade; de negação; de afirmação; de dúvida.
Advérbios Interrogativos:
de lugar: onde, donde, aonde;de causa: por que;de modo: como;de tempo: quando;de intensidade: quanto.
Locução Adverbial:
É toda expressão que corresponde a um advérbio, desde que formada demais de uma palavra. Ex.: de repente, com certeza, por aqui. Tanto a locução adverbial como o advérbio modificam o verbo, o adjetivo e outro advérbio. Ex.: não vivemos (verbo) , muito cedo (advérbio).

PREPOSIÇÃO
É a classe de palavras invariáveis que ligam duas palavras, subordinando a segunda à primeira.
Classificação das Preposições:
Essenciais: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.
2- acidentais: conforme, segundo, consoante, como, afora, mediante, durante.
Locução Prepositiva:
É a expressão equivalente a uma preposição, formada também por um grupo de palavras. Ex.: a respeito de, perto de, para com.
Combinação: É a união da preposição a com os artigos o, os, sem que haja alteração de forma. Ex.:a + o = ao
Contração: É a união da preposição com outra palavra, havendo alteração da forma. Ex.: de + aquela = daquela/ per + o = pelo

INTERJEIÇÃO
É a classe gramatical de palavras invariáveis que exprimem um estado emotivo. Dependendo do estado emotivo ( espanto, alivio, advertência, alegria, apelo, dor, lástima, aplauso, imitação de um som ou ruído, saudação, desaprovação, desejo, indignação, desculpa, pena, etc.), as interjeições são classificadas.
O estado emotivo expresso pela interjeição é determinado pela entonação com que é pronunciada. Essa entonação especial é indicada pelo ponto de exclamação. Ex.: ih! (lástima ou perda) , eh! (advertência).
Locução Interjetiva: Ora bolas! Valha-me Deus! Ai de mim!

CONJUNÇÃO
É a classe de palavras invariáveis que ligam duas palavras ou orações entre si. Locução Conjuntiva é a expressão equivalente a uma conjunção.

VERBO
É a classe de palavras variáveis em pessoa, número, tempo, modo e voz, que indicam ação (correr), estado (ficar), fenômeno (chover), fato (nascer).
Flexões Verbais:
Pessoa: varia a forma verbal para indicar a pessoa gramatical a que se refere:
1ª pessoa: orador (que fala)
2ª pessoa: interlocutor (com quem se fala)
3ª pessoa: assunto (de que se fala)
Número: varia a forma verbal para indicar o número de sujeitos a que se refere:
Singular: refere-se a um único sujeito.
Plural: refere-se a mais de um sujeito.
Tempo:
Presente: indica a ação que acontece durante o momento em que se fala.
Pretérito: indica a ação que acontece antes de se falar.
Futuro: indica a ação que vai acontecer depois de se falar.
Modo:
Indicativo: indica uma realidade
Subjuntivo: indica uma dúvida, uma possibilidade.
Imperativo: indica uma ordem, um pedido, um conselho, um desejo, uma súplica.
Além dos três modos verbais, existem as três formas nominais:
infinitivo: passa o substantivo. Ex.: andar = o andar.
gerúndio: passa a substantivo. Ex.: formando = o formando.
particípio: passa a substantivo ou adjetivo. Ex.: realizado = trabalho realizado.
5- Voz: indica se o sujeito pratica ou recebe ação. Há três vozes verbais:
voz ativa: o sujeito pratica a ação ( agente ).
voz passiva: o sujeito sofre a ação ( paciente )
voz reflexiva: o sujeito pratica e recebe a ação.