terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ler para poder escrever

Após concluir o trabalho de mosaico, é hora de ler sobre o animalzinho par depois poder apresentar para todos e falar sobre o mesmo: onde vive, o que come, está ou não em extinção, come as dyckias... A garotada demonstrou muito empenho

Oficina de Mosaico

Sei que alguns meninos lembraram que tiveram de cortar os vidrinhos de shampo enquanto ficavam na escola depois do jogo, mas tudo pela arte! kkk
Hoje, estava tudo prontinho... Era có distribuir cola nos desenhos e cobrir com mosaico, bem colorido... Será que gostaram? Eu vi que tinha uns que estavam com preguiça...
Será que também conto que havia uma perereca no banheiro? É... quem vai para o mato pode se deparar com esses bichinhos...

Lugar lindo

Ahhhhhhhhhhhh. Acho que aqui não tem tanto bicho... Pode até ser que tenha aranha, beija-flor, abelha, borrachudo...kkk Mas o lugar é bem tranquilo, com o barulhinho da água bem atrás de nós...

Dar as mãos, respirar o ar puro, observar o que há em volta... Muito bem...

Onde estão indo?

Volta meninada, para onde estão indo... Adentrar na mata é muito perigoso!
Será que vão encontrar algum animal perigoso? Ou o perigo estava com a máquina na mão? kkkk

Encarregado pelas bromélias

Este senhor é o encarregado pelo cultivo e cuidado com as Dyckias. Os canteiros que visitamos na UHE Barra Grande estavam bem cuidados. A Manuela disse que ele tem muitos espinhos nas costas, devido ao transporte das bromélias para o local de plantio. Isso que é amor pela natureza!

Fazenda Gateados

Nesta o Sr. Pedro Paulo falou um pouco sobre os emprrendimentos da Fazenda Gateados, passando um vídeo e questionando os alunos da importância do meio ambiente, de cuidar, de cada um fazer a sua parte para assim presenrvar.

Observando as Dyckias

Aqui, pudemos observar que as capivaras estão comendo as dyckias, pois há várias delas faltando alguns pedacinhos... É claro que teve gente que se espinhou, como podemos observar atrás do João.

Quinta série indo para Campo Belo do Sul

Aqui fizemos uma parada para observar as Dyckias que estão bem próximas de nós, na UHE Barra Grande. Aprendemos muito com o passeio...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Considerações sobre O Quatrilho

O Quatrilho é uma trama de troca de casais, onde a máxima ocorre entre Massimo, Pierina, Teresa e Ângelo.
Teresa compara o adultério ao ato de comer uvas: depois do doce vem o ácido e a vontade de comer outra. Quando ela foge com o amante, não tem intenção de levar a filha, mas acaba ponderando e levando-a junto.
Ângelo é um homem muito trabalhador e compra uma colônia a juros de 12%, então faz parceria com Massimo.
O padre retira o convite que havia feito a Ângelo, tendo em vista que sua mulher o abandonara e ainda dá um sermão para que o mesmo não se deixe levar por Pierina, sem saber que ela já estava gravida dele.
Pierina tinha três filhos: Boschini, Lourenço e Máximo. Com o outro marido teve mais 7, o que se faz a comparação aos sete pecados capitais.
Teresa teve mais dois filhos com Massimo e cabe lembrar que ela era filha de Dona Giulieta (porém fora do casamento).

Vidas Secas

Só para deixar bem claro que isso não é um resumo...
No livro de Graciliano Ramos, os personagens são: Fabiano, Sinhá Vitória, os 2 filhos, o papagaio (que é comido) e a cachorra baleia (que é morta depois de ficar cheia de feridas).
Essa família é de retirantes por causa da seca e da miséria, há muita falta de diálogo (observada pela introspecção dos personagens primários e rústicos- monólogos interiores).
Os capítulos são independentes.
O drama do 1° capítulo se repete no último: no início retrata a chegada a uma terra e no final a retirada da mesma.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Exercícios de crase

Use o acento da crase quando convier e justifique o uso ou não uso da mesma :


a- Não chegaremos a tempo a barragem, a beira da qual nossos amigos estão
b- Estavam brigando, as pancadas desciam a valer.
c- É possível que a nave espacial chegue a lua ainda hoje.
d- Os homens estão se igualando as mulheres na freqüência as lojas.
e- A carne passa a custar mais caro a partir de hoje a tarde.
f- A todo o vapor a locomotiva corria sobre os trilhos as margens do rio.
g- Próximo a Florianópolis encontramos um amigo que nos levou a Cuiabá e a Guaxupé.
h- A fidelidade a uma causa é a palavra mais digna a honra.
i- A Deus, aos santos e as santas os peregrinos agradeciam as graças alcançadas e punham-se a rezar .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

a- Dizem que vencer ........... si mesmo é mais do que vencer o mundo; portanto, vençamos pela prática da virtude, ......... todos os nossos defeitos e atingiremos .............. perfeição.
( ) à, a, à ( ) a, a, a ( ) à, a, à ( ) a, a, a ( ) à, à, à

b- Quando for ........... Bahia, quero visitar .......... igreja do Bonfim e assistir ......... uma missa para dar cumprimento ........ promessa que fiz.
( ) a, a, à, à ( ) à, à, a, a, ( ) a, à, a, à ( ) à, a, a à ( ) a, a, a, a

Dadas as sentenças :
a- Meu irmão permaneceu à distância.
b- Estamos à espera de socorro.
c- Transmita esta informação a todos os alunos.
É correto afirmar que :
( ) Apenas a letra “a” está correta
( ) Apenas a letra “b” está correta.
( ) Apenas a letra “c” está correta.
( ) Todas estão corretas.
( ) As sentenças “b” e “c” estão corretas.
( ) As sentenças “a” e “b” estão corretas
As correções serão feitas via email... Vamos lá, turma, eu sei que vocês são craques: gigifalken@hotmail.com

domingo, 9 de outubro de 2011

A tigela de madeira

A turma da quinta representou o texto abaixo transcrito, chamando a atenção de todos para os dias vindouros... Todos ficarão velhos um dia... E certamente necessitarão de outros. Que bom... Assim podemos retribuir aos pais o carinho que nos deram durante a infância!
A tigela de madeira
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes. A família comia reunida à mesa. Mas, as mãos rolavam de sua colher e caiam no chão. Quando pegava o copo de leite derramava tudo na toalha da mesa.

O filho e a nora irritavam-se com a bagunça. Precisamos tomar uma providência com respeito a papai, disse o filho. Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão.
Então, eles decidiram colocar uma mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação. Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida era servida numa tigela de madeira.
Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou a comida cair no chão.
O menino de 4 anos de idade assistia tudo em silêncio. Uma noite, antes de jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão , manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança.
-O que você está fazendo?
O menino respondeu docemente:
-Estou fazendo uma tigela de madeira para você e a mamãe comerem quando eu crescer.
Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas começaram a escorrer de seus olhos.
Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o precisava ser feito.
Naquela noite o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família.
Dali para a frente e até o final de seus dias, ele comeu todas as refeições com a família. E, por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando o garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.
É uma pena que a gente perca esse discernimento infantil, pois enquanto crianças nosso coração não tem lugar para a maldade. Isso a gente deixa para trás com o término da infância... Tornamo-nos pessoas egoístas que não são capazes de pensar nos outros...
Pior ainda... A gente vê ns novelas atitudes de filhos renegando os pais e pensa que isso não acontece na realidade. Já pararam para observar?
É duro deixar bons sentimentos e encher o coração só daquilo que não presta...
Espero que a turma tenha deixado a mensagem... Cuidar dos velhos, pois um dia também o seremos!







Pai sofre desde cedo...

Aqui estão preparando o pai de nossa encenação: o aluno Jonathan...
Haja lã de ovelha...
Coitado do Jonathan, pois dá uma coceira sem tamanho...
Mas o interessante é que a gente tem artistas mirins... espero que eles nao se percam no meio do caminho!

Teatro dia dos pais

Esta é a turma do 5° ano da Escola Tadeu Silveira...
Apresentação de dia dos pais.
A turma optou pela mensagem tigela de barro...
O trabalho ficou muito bom, pois após a encenação, leram também uma mensagem...

Dia das crianças

Eu ainda acredito que os dias posteriores serão melhores que os anteriores e que todos trazem dentro de si um pouco de criança... Talvez esteja adormecido, por isso busquei na Net esse texto: para despertar as crianças adormecidas, para mostrar qu quando éramos crianças tínhamos crenças e que elas se perderam com o passar dos anos...Infelizmente... Mas ainda há tempo, vamos despertá-la?

Ser criança...


Ser criança é sempre ver o lado positivo da vida.
É ter a imaginação fértil, é gostar de ver televisão, é correr, é brincar.
Ser criança é não se preocupar com o dia seguinte, é não ter contas para pagar.
Ser criança é criar um mundo só seu, sem defeitos, com muita guloseima e muitos bichinhos de estimação.
Ser criança é chegar do colégio e jogar as meias e a mochila em qualquer lugar e não se importar muito com a bronca dos pais.
Ser criança é comer pipoca, é levantar tarde, é lambuzar a cara comendo chocolate, é tirar meleca do nariz sem se importar com ninguém, é falar errado, é rir, rir alto, é cantar, é ver o céu sempre azul, é estar sempre com as roupas sujas, é querer comer sempre no Mcdonalds, é viver cada minutinho de sua vida aproveitando o que ela tem de melhor.
Ser criança é ter medo do bicho-papão, é correr e se esconder atrás das portas, é esperar pelo presente do Papai Noel... Ser criança é uma brincadeira sem fim.
Ser criança é depois de um dia atarefado, deitar no colinho dos pais e adormecer, feito um anjinho, tendo a certeza de que eles sempre estarão ali do seu lado, para protegê-la e amá-la e ainda acreditar que o outro dia será sempre melhor que o anterior...

Ser criança é acreditar num futuro melhor... Num futuro sem decepções e sem maldade... Não deixem morrer a criança que existe dentro de cada um, só assim teremos um mundo melhor: O mundo visto pelos olhos das crianças...
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS, QUE NOSSA SENHORA APARECIDA OLHE POR CADA UMA DE VOCÊS...

Que idade você tem?

Recebi este texto por e-mail... Muito bom para ficar guardado, então, resolvi compartilhar...
A Idade e a mudança

Lya Luft


"Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo.
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório  há quase uma hora exibindo minha inteligência,
e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho?
Onde é que nós estamos?'

Onde, não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'.
Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.

Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas, mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se 'mudança'.
De fato, quem é escravo da repetição está condenado
a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer
é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.

Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.

Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou
um baita emprego por um não tão bom,
só que em Florianópolis,
onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada,
chora-se muito, os questionamentos são inúmeros,
a vida se desestabiliza.

Mas então chega o depois, a coisa feita,
e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos,
e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.

Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem,
só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.

Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.
Olhe-se no espelho..."

Assim sendo, rejuvenesça! Liberte-se de tudo aquilo que te faz envelhecer... Curta ao máximo a vida...
Liberte a criança adormecida dentro de você!

Homenagem aos professores

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO


Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado, mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Sabe, muitas vezes fico me perguntando qual será o rumo da educação com tudo o que tenho visto. Antigamente a gente aprendia muito mais e respeitava aqueles que nos ensinavam... Hoje os professores são muito questionados, mas há uma pregunta que não quer calar: Que profissionais existiriam se não houvesse professor?
Somos muito recriminados em nossa profissão, como disse Jô Soares, estamos sempre errados... Quem é perfeito?

Site de espanhol

Ahora una dica para estudiar el idioma español:
gram@clicando
Allá usted puede hacer vários ejercícios y conferir las respuestas...

Sites muito bons para estudar Inglês

Pessoal, vale a pena conferir as dicas para melhorar o Inglês. Há quem diga que não é importante... Mas penso que há controvérsias, pois ninguém tem escrito em sua mão o dia de amanhã. Por favor, se forem para o exterior, mandem cartão para a esclerosada aqui...
Atenção:
http://www.oup.com/elt/global/products/englishfile/
http://www.merriam-webster.com/game/uclick/jumblecrossword.htm
http://www.agendaweb.org/
http://www.englishpage.com/
http://www.ego4u.com/
http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/
http://www.englisch-hilfen.de/en/index.htm
http://englishonline.sites.uol.com.br/english/basic.htm
http://www.culturainglesasp.com.br/folder/games_fun.mmp
http://asiasociety.org/education-learning
http://www.youtube.com/watch?v=NIsA_ACfsFM
http://www.edutopia.org/
http://www.edufind.com/english/grammar/
http://www.englishclub.com/esl-games/
Confiram os sites, analisem os conteúdos e muito bom proveito a todos...

Festinha 5° ano

Turma, valeu pela festa... A ana além da comilança ainda trouxe uma parafernália para a gente ficar bonita... Ainda bem! Porque eu não posso nascer de novo, mas assim a gente se esconde um pouco. Só faltou o Jonathan! Mas isso nem é novidade... Sempre falta um! Até a professora ficou um bom tempo afastada!kk