Informação:
autor
obra
editora
escola literária
Conteúdo
enredo da obra
tema
idéias secundárias
Estrutura
ambiente (lugar/ tempo)
personagens (aspectos físicos e psicológicos, protagonista,
antagonista)
Linguagem
vocabulário, figuras de linguagem, funções...
Análises
análise de causa e efeito
ponto de vista do autor
observações gerais (narrador)
Conclusões
quanto ao enredo e expressão
valores
características da escola literária
1. Com base no conto Negrinha, de Monteiro Lobato, assinale
a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Ao usar expressões como “Excelente senhora, a patroa” e
“Ótima, a dona Inácia”, o narrador acentua o humanismo presente nas relações
senhor/patrão versus escravo/empregado.
02) Apesar do tema relacionado ao infortúnio da escravidão
no Brasil, o conto demonstra a existência – no final do século XIX – de patroas
caridosas para com as meninas pobres, nascidas na senzala.
04) Valendo-se da metonímia como recurso de construção de
sentido, o conto tematiza a piedade de dona Inácia por Negrinha, filha natural
do seu marido com uma escrava.
*08) A concepção segundo a qual dona Inácia era um “esteio
da religião e da moral” evidencia, de forma irônica, o papel interesseiro
desempenhado pela igreja.
16) Dona Inácia judiava de Negrinha como forma de compensar
suas frustrações, uma vez que se sentia aliviada após “uma boa roda de cocres
bem fincados”.
32) Ao brincar com a boneca que pertencia à sobrinha de dona
Inácia, Negrinha é pega em flagrante e é punida com “uma novena de relho porque
disse: ‘Como é ruim, a sinhá!'”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário