domingo, 29 de setembro de 2024

Lamento de um rio

 Lamento de um rio… Por Scheilla Lobato

 

Me perdoem por toda esta "bagunça"... Eu só queria passar.
Eu não fui feito pra Destruir... Eu só queria passar.

Já fui Esperança para os Navegantes...
Rede cheia para Pescadores...
Refresco para os banhistas em dias de intenso calor.
Hoje sou sinônimo de Medo e Dor...

Mas, eu só queria passar...

Me perdoem por suas casas
Por seus móveis e imóveis
Por seus animais
Por suas plantações... Eu só queria passar.

Não sou seu inimigo
Não sou um vilão
Não nasci pra destruição...
Eu só queria passar.

Era o meu curso natural
Só estava seguindo meu destino
Mas, me violentaram,
Sufocaram minhas nascentes
Desmataram meu leito... Quando eu só queria passar.

Encontrei tanta coisa estranha pelo caminho... Que me fizeram Transbordar...
Muros
Casas
Entulhos
Garrafas
Lixo
Pontes
Pedras
Paus...
Tentei desviar ... Porque eu só queria passar.

Me perdoem por inundar sua história,
Me perdoem por manchar esta história...
Eu só estava passando...

Seguindo o meu trajeto
Cumprindo o meu destino:
Passar....

Disponível em: https://tribunaonline.com.br/cidades/professora-faz-poema-sobre-lamento-do-rio-apos-enchente-assista-60705?home=esp%C3%ADrito+santo Acesso em 05 de maio de 2024.



Explorando o texto:

  1. Justifique o título e aproveite para sugerir outro.

  2. Quais são as principais causas das enchentes frequentes mencionadas no texto e como essas causas estão relacionadas às ações humanas no meio ambiente?

  3. Explique a personificação do rio no texto  e como ela reflete a perspectiva do meio ambiente sobre as consequências das atividades humanas?

  4. Por que o autor utiliza aspas na palavra BAGUNÇA?

  5. O texto menciona que o rio foi "violentado" e suas nascentes "sufocadas". Como essas ações humanas afetam o ciclo natural da água?

  6. Qual é o papel da conscientização ambiental e da preservação dos recursos hídricos na prevenção de desastres naturais?

  7. Como as práticas de urbanização e o desenvolvimento de áreas costeiras podem aumentar a vulnerabilidade às enchentes?

  8. Quais são algumas das soluções propostas no texto para lidar com as enchentes e minimizar seus impactos negativos?

  9. Como as mudanças climáticas estão relacionadas ao aumento da frequência e intensidade das enchentes em muitas regiões do mundo?

  10. Como o rio é caracterizado no início do texto e como essa caracterização muda ao longo da narrativa?

  11. Qual é o tom emocional predominante no texto e como ele é construído através das palavras escolhidas pelo autor?

  12. O que o autor quer dizer quando o rio afirma "Eu só queria passar"? Qual é a mensagem subjacente sobre a natureza e seu papel no mundo?

  13. Como a transformação do rio de algo positivo (esperança, refresco) para algo negativo (medo, dor) reflete as mudanças na relação entre os seres humanos e o meio ambiente ao longo do tempo?

  14. Por que o rio pede perdão no final do texto? O que isso sugere sobre a responsabilidade humana em relação aos desastres naturais?

  15. Qual é a importância do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais na mensagem transmitida pelo texto?

  16. Como a estrutura do texto, incluindo a repetição de certas frases, contribui para seu impacto e significado?

  17. Como o texto aborda a questão da responsabilidade humana pelos desastres naturais, como enchentes, e como isso pode inspirar ações para mitigar esses impactos?

  18. Em seu ponto de vista, a História pode ser reescrita? Comente.

  19. Que atitudes podem fazer com que o rio para de se “lamentar”?

  20. Você acredita que a criação de cidades inteligentes possam diminuir as questões de enchentes pelo mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário