terça-feira, 8 de novembro de 2011

Colocação Pronominal

Recordando a colocação pronominal

Próclise
a. Com partículas que atrem o pronome:
 Negação – Não te disse nada.
 Advérbio – Às vezes me lembro dela.
 Pronome relativo – São sonhos que se vão.
 Pronome indefinido – Alguém lhe deu a resposta.
 Conjunções subordinativas – Quando te vi, fiquei assustado.
b. Em orações optativas, exclamativas ou interrogativas:
Deus te proteja! (optativa)
Quanto se estudou inutilmente! (exclamativa)
Quem te deu o recado? (interrogativa)
c. Com gerúndio precedido de preposição em:
Em se tratando de política, fale com ele.

Mesóclise
Verbos no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo (forma simples)
Obedeceremos= obedecer-lhe-emos
Obedeceríamos = obedecer-lhe-íamos

Ênclise
a. Não se inicia período com pronome oblíquo átono:
Levante-se e fale. É incorreto, na norma culta dizer: Se levante e fale.
b. Verbo no imperativo afirmativo exige ênclise do pronome:
Aqui vos trago provisões. Tomai-as.
c. Gerúndio sem preposição em:
Aventurou-se pelo deserto, afastando-se do acampamento.
d. Depois de pausa expressa por vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos ou travessão:
Lá longe, saudava-nos o povo.
e. Depois de infinitivo impessoal:
Cumpre comportar-se bem.
Locuções verbais:
 Colocação livre - sem partícula atrativa:
Devemos dizer-lhe a verdade.
Devemos-lhe dizer a verdade.
Nós lhe devemos dizer a verdade.
 O pronome só pode ser colocado antes ou depois da locução – com partícula atrativa:
Não lhe devemos dizer a verdade.
Não devemos dizer-lhe a verdade.
 Não se coloca o pronome depois do particípio – em tempos compostos:
a. Sem partícula atrativa:
Os presos se tinham rebelado.
Os presos tinham-se rebelado.
b. Com partícula atrativa:
Os presos não se tinham rebelado.
Exercícios:
1. Passe as frases seguintes para a forma negativa.
a. Vendem-se carros.
b. Encontram-no perto da escola.
c. Comunicamo-nos com o responsável.
d. Informaram-lhes o resultado.

2. Justifique a colocação pronominal nas frases abaixo, obedecendo ao seguinte código:
1- próclise por atração de palavra negativa
2- próclise por atração de pronome relativo
3- próclise por atração de conjunção subordinativa
4- próclise com oração interrogativa
5- próclise com oração exclamativa
Esses são os dados que me deste.
Se te perguntarem algo sobre isso, não respondas.
Quem lhe falou sobre isso?
Como se estuda nesta classe!
Não te enganes tão facilmente.

3. Siga o modelo:
a. Eu o visitarei. R - Visita-lo-ei.
b. Nós o veremos.
c. Tu o farás agora.
d. Eles a chamarão.
e. Eu o farei já.

4. Substitua a expressão em destaque por um pronome pessoal oblíquo átono:
a. Comprarei aquele terreno.
b. Venderemos a casa.
c. Faríamos o serviço.
d. Responderiam a ela.

 Nos exercícios de 5 a 8, indique a oração correta quanto à colocação pronominal.
5. Ela afirmou haver-te dado as respostas.
Não pude lhe dizer nada.
Tudo fez-se para te ajudar.
Estás longe do bem que espera-te.
6. Despeço-me, lhe desejando muitas felicidades.
Verei-o amanhã, após o jantar.
Já que você chegou, direi-lhe algumas verdades.
Não o verei, senão daqui a muito tempo.
7. Será-lhe fácil ou difícil aprender este assunto?
Se eu soubesse da notícia anteriormente, haver-lhe-ia escrito.
Não creio que hajas enganado-o.
Eu não vou lhe escrever.
8. Tendo o diretor ausentado-se, não houve expediente.
Deus abençoe-o, meu filho!
Temos de o afastar, imediatamente.
Fui eu que falei-te.

 Nos exercícios de 9 e 10 assinale apenas a alternativa incorreta.
9. Nunca se ouviu falar dele.
Apelidar-te-ei de formoso.
Me impuseram severo castigo.
Largaste-me só e desamparado.
Apressa-te porque já é dia.
10. Você não devia calar-se.
Não lhe darei qualquer informação.
O filho não o atendeu.
Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente.
Ninguém quer aconselhá-lo.
11. Assinale a correta:
a. Se me tivessem perguntado, teria-lhes respondido.
b. Se tivessem me perguntado, lhes teria respondido.
c. Se me tivessem perguntado, ter-lhes-ia respondido.
d. Se tivessem perguntado-me, ter-lhes-ia respondido.
e. Se tivessem me perguntado, teria respondido-lhes.
12- Indique as frases em que o pronome está colocado em desacordo com o padrão culto, corrigindo-a.
a. Nunca soube quem roubava-nos nas medidas.
b. Pouco se sabe sobre este caso.
c. Que deus acompanhe-te por toda a parte.
d. Agora, se ajeite e durma tranqüilo.
e. Agora me convenci de que me enganaram descaradamente.
f. Contaria-me tudo, se eu quisesse.
g. Muitas vezes, temos prevenido-o dos perigos das drogas.
h. Em se tratando de conhecimentos em arte, podemos contar com ele.
i. Me levantei assim que chamou-me ao telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário