sábado, 22 de setembro de 2012

Interpretação do filme Sociedade dos Poetas Mortos

1) O filme “Sociedade dos Poetas Mortos, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume .
Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibi a expressão e a valorização do pensamento livre.
O diretor no início do filme deixa claro para os novos alunos que eles estão tendo uma oportunidade ímpar, pois estudar naquela instituição era privilégio de poucos.
Neste sentido o que significou o ato de "a luz da sabedoria" ter passado de mão em mão?.Explique.

2)A Academia Welton,segue um sistema tradicional de educação.Cite e explique,os quatro pilares que a escola valorizava.

3)Com metodologia tradicional arcaica, esfacela, com professores tradicionais, desatualizados, incompreensíveis, acomodados, enfim, tartarugas. Mas como toda regra tem uma exceção , chega na escola o professor Keating.Narre como foi o primeiro contato da turma com o mesmo, bem como que valor conotativo teve a visita que os alunos fizeram as fotos dos ex alunos da escola.(lembrem-se que Keating diz que os ex- alunos "sussurram o legado deles para vocês")

4)Usando de criatividade determinação, competência, honestidade e valorização de experiências anteriores a escola,Keating,começa a instigar os alunos da escola para que percebam–se sujeitos de sua aprendizagem e não apenas objeto,portanto propõe algumas transgressões,em relação ao sistema rígido de Welton.Enumere explique ao menos 3 destas.

5)Os diversos poemas apresentados e as vários formas de interpretação que Keating os dava, fazia com que os textos tivesse vida o que facilitava o processo ensino-aprendizagem. Tal metodologia tornavam as aulas dinâmicas, participativas. Comente as seguintas falas do professor:

* "...Aprenderão saborear palavras e linguagem e;isso pode mudar o mundo.."
* "Lemos e escrevemos poesia porque somos humanos...voz e poesia contribuem para o mundo,qual será o verso de vocês?..."
* "Os que compunham a sociedade dos poetas mortos dedicaram-se a extrair a essência da vida..."
* "Devemos mudar o nosso olhar...considere o que você pensa,não apenas o que o autor diz...Atreva-se a destacar-se..."

6)O filme é recheado de sensibilidade. Vemos claramente, a luta pessoal de vários alunos para conquistar o que desejam.Cite alguns alunos e suas "lutas pessoais".

7)A metodologia adotada pelo professor Keating desagradava profundamente a direção da escola que buscava um forma para punir o professor inovador.Explique como se deu esta punição,bem como os reflexos que a mesma teve nos alunos de keating.

8) O que chama muito a atenção é que mesmo existindo tantas formas de linguagem, tantos signos e código lingüísticos, é na arte que ele busca a sua inspiração para lecionar e refletir sobre o mundo. Vimos também no filme a importância da arte na vida das pessoas. Através dela Keating, conseguir despertar a sensibilidade que repousava dentro de cada um. Fez-os perceber que não somos apenas razão, mas também sentimentos e que a vida precisa ser vivida intensamente, aproveitando um dia de cada vez (Carpe Diem).
E para você? Que sentimentos,questionamentos,conclusões... o filme revelou? O que espera do ensino de literatura?

9)Todo professor espera que seus alunos entendam as lições aplicadas,as formas de avaliar essa aprendizagem variam e muito....como os alunos demonstraram para Keating que haviam aprendido o que ele transmitiu? Explique.

10)O filme é uma grande reflexão sobre a prática pedagógica de professores e sobre o tipo de escola ideal , a importância da arte na vida das pessoas,e o mais importante, sobre que tipo de cidadão que queremos ser.Diante disto, de forma subjetiva, pessoal responda:
* O que você entendeu por Literatura?
* Qual o papel ela pode desempenhar na vida das pessoas?(influências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário