1) Numere as frases classificando-as quanto
ao grau dos adjetivos:
( 1 ) Grau comparativo de superioridade.
( 2 ) Grau comparativo de inferioridade.
( 3 ) Grau comparativo de igualdade.
( 4 ) Grau superlativo.
( ) Júlia é tão magra quanto
Sílvia.
( ) João é menos estudioso que Ana.
( ) Rodolfo é mais louro que o irmão.
( ) Minha avó é mais velha que meu
avô.
( ) A rosa é tão perfumada quanto a
orquídea.
( ) O gato é menos lento que a
tartaruga.
( ) O exercício foi dificílimo.
( ) Depois da dieta ela ficou
magérrima.
2) Produza um texto usando o que se
pede:
Um personagem principal com suas características físicas e
emocionais.
Uma descrição de paisagem utilizando um adjetivo no grau
superlativo.
Dois substantivos próprios para usar no texto com um
adjetivo no grau de igualdade.
Não se esqueça de dar um título para o seu texto.
3 Indique a alternativa em que não é atribuída a ideia de
superlativo ao adjetivo:
a) É uma ideia agradabilíssima.
b) Era um rapaz alto, alto, alto.
c) Saí de lá hipersatisfeito.
d) Almocei tremendamente bem.
e) É uma moça assustadoramente alta.
b) Era um rapaz alto, alto, alto.
c) Saí de lá hipersatisfeito.
d) Almocei tremendamente bem.
e) É uma moça assustadoramente alta.
4- Baseando-se no exemplo exposto, elabore frases
comparativas a partir das sugestões propostas entre parênteses:
política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.
política econômica – perversa – ineficiente (igualdade)
Esta política econômica é tão perversa quanto ineficiente.
a – Mário – estudioso – irmão (superioridade)
b – trabalho – monótono – cansativo (inferioridade)
c – atitude - enérgica - justa (superioridade)
d – aplicado – aluno – gentil (igualdade)
5- Com base nos dizeres pertinentes a um anúncio
publicitário, ora retratados a seguir, responda:
Use sabão em pó Minuano
Limpa duas vezes mais que outro
Experimente e aprove!
a – Percebe-se que há uma comparação implícita entre os mesmos. Relate-a, explicitando o tipo de comparativo empregado no anúncio.
b – Relate a finalidade a que se refere este recurso
linguístico tão presente na publicidade em geral.
Evidencia-se a seguir alguns fragmentos referentes a
um poema de Manuel Bandeira. Analise-os, para que em seguida possa responder ao
que se pede:
"Cecília, és libérrima e exata
como a concha".
Manuel Bandeira
como a concha".
Manuel Bandeira
6- Tendo em vista a concepção de que o termo destacado
(libérrima) constitui o grau superlativo absoluto sintético referente ao
adjetivo livre, aponte aquele correspondente a:
a –
muito feroz ---------------------------b – muito pobre----------------------------
c – muito cruel-----------------------------
d – muito feliz-----------------------------
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