quarta-feira, 16 de agosto de 2017

João Simões- 231

Olá, alunos da 231...
Este é o espaço para que vocês coloquem suas questões.
A atividade era:
Fazer uma entrevista com João Simões Lopes Neto, onde as repostas fossem fragmentos dos contos lidos em "Contos Gauchescos".
Aguardo...

Um comentário:

  1. Eduardo, Geovana, Letícia, Rudiney
    Trezentas onças
    1-Durante a sua troteada aconteceu algo diferente? “Durante a troteada bem reparei que volta e meia o cusco parava-se na estrada e latia e corria pra trás, e olhava-me, olhava-me, e latia de novo e troteava um pouco sobre o rastro; — parecia que o bichinho estava me chamando!... Mas como eu ia, ele tornava a alcançar-me, para dai a pouco recomeçar”
    O mate do João Cardoso
    2-Por que João Cardoso gostava tanto de conversar? “naquele tempo não havia jornais, e o que se ouvia e se contava ia de boca em boca, de ouvido para ouvido” [...]
    Deve um queijo
    3-Como o senhor descreveria o velho Lessa? “era um homem assinzinho... nanico, retaco, ruivote, corado, e tinha os olhos vivos como azougue... Mas quanto tinha pequeno o corpo, tinha grande o coração” [...]
    Correr eguada
    4-Como eram as estâncias naquele tempo? “Tudo era aberto; as estâncias pegavam umas nas outras sem cerca nem tapumes; as divisas de cada uma estavam escritas nos papéis das sesmarias; e lá um que outro estancieiro é que metia marcos de pedra nas linhas, e isso mesmo quando aparecia algum piloto que fosse entendido do ofício e viesse bem apadrinhado”
    Os cabelos da china
    5-De onde vem os ensinamentos de guasqueiro e lidas do campo? “Quem me ensinou a courear uma égua, a preceito, estaquear o couro, cortar, lonquear, amaciar de mordaça, o quanto, quanto...; e depois tirar os tentos, desde os mais largos até os fininhos, como cerda de porco, e menos, quem me ensinou a trançar, foi um tal Juca Picumã, um chiru já madurázio, e que tinha mãos de anjo para trabalhos de guasqueiro, desde fazer um sovéu campeiro até o mais fino preparo para um recau de luxo, mestraço, que era, em armar qualquer roseta, bombas, botões e tranças de mil feitios”
    O boi velho
    6-Como era os bois no inverno na fazenda de seu amigo? “Quando entrava o inverno eles eram soltos para o campo, e ganhavam num rincão mui abrigado, que havia por detrás das casas. Às vezes, um que outro dia de sol mais quente, eles apareciam ali por perto, como indagando se havia calor bastante para a gente banhar-se. E mal que os miúdos davam com eles, saíam a correr e a gritar, numa algazarra de festa para os bichos”
    Juca Guerra
    7-Como era a estância do Pavão, no qual aconteceu o rodeio? “a estância era na costa de dois rios; e tem muitos albardões com mato, que eram a querência da gadaria xucra. Mas, pra chegar lá, havia que atravessar um santafezal cerrado, tiririca, atoleiros, juncais; um banhado brabo; lá dentro é que a gadaria alçada vivia misturada com os galheiros e os capinchos e os ratões”
    Chasque do Imperador
    8-Como descreveria fisicamente seu vizinho o senhor Caxias? “um homem alto, barbudo, ruivo, de olhos azuis, pequenos”
    Melancia- Coco verde
    9-Na estância do Ipicui, quem era Costinha, que fazia parte da família dos Costas? “Um dos moços, que era um quebra largado, nomeado por Costinha, esse, foi dos primeiros a se apresentar ao comandante das armas, pra servir”

    ResponderExcluir