sábado, 28 de outubro de 2017

Orações subordinadas substantivas

As orações completivas são as que exercem a função de um substantivo. São introduzidas pelo conectivo que / se.
André precisa da ajuda de seu pai.     Objeto indireto
André precisa  de que seu pai  o ajude  .O objeto indireto foi transformado em oração

Quero a volta de tia Zélia.   Quero que tia Zélia volte.  Subordinada substantiva objetiva direta

Tenho dúvidas da vinda dele hoje.    Tenho dúvidas de que ele venha hoje.
                         Compl. Nominal                                Or. Subord. Substantiva completiva nominal


Classificação das orações substantivas

a)      SUBJETIVA – exerce a função de sujeito.       
 É preciso sua colaboração. 
É preciso que você colabore.                                  ALGO é preciso.
O verbo, na oração principal, aparece na 3 ª pessoa do singular e não admite sujeito.
É possível que ele aceite.                   ALGO é necessário.= É necessário  que o menino saia.
É importante que todos os alunos apresentem sugestões.
(Para você identificar a oração subjetiva, procure o sujeito da oração principal, se não encontrar significa que a segunda oração é o sujeito da 1 ª.)

b)     OBJETIVA DIRETA - exerce a função de objeto direto.
Ele comunicou sua partida.    Ele comunicou que  partiria.               Ele comunicou ALGO
Ele desejava que os companheiros colaborassem na pesquisa.
Ouvíamos que o trem passava.
Desejou que a festa não acabasse mais.

c)      OBJETIVA INDIRETA - exerce a função de objeto indireto. O verbo da oração principal vem acompanhado de preposição.
Não me oponho a que participes do campeonato.               Não me oponho A ALGO
Ela precisava de que todos colaborassem
Tudo depende de que estejas bem preparado.

d)     COMPLETIVA NOMINAL – exerce a função de complemento nominal. As últimas palavras da oração principal são adjetivo/ substantivo mais a preposição.
Tenho certeza de que é tarde.                    Tenho certeza DE ALGO.
Temos esperança de que nosso teatro seja aplaudido.
Meu avô teve a ilusão de que a guerra terminaria naquele verão.
Vivia na esperança de que o filho mudaria.

e)      PREDICATIVA: exerce a função de predicativo. A ultima palavra da oração principal é um verbo de ligação.
A verdade é que ele voltou.
O ideal seria que Pedro voltasse.
Minha intenção é que vocês aprendam.

f)       APOSITIVA - exerce a função de aposto. Geralmente vem separada pela oração principal pelos dois pontos.
Só tenho um desejo: que sejas feliz.
Ele disse apenas isso: que estudara muito.

Nossa vontade é esta: que os convidados fiquem satisfeitos.
RESUMINDO
Período simples
Período composto
VL+ predicativo + sujeito
Seria necessária a presença de todos.
VL+ predicativo + oração subordinada substantiva subjetiva
Seria necessário que todos estivessem presentes.
v. na voz passiva* + sujeito
Será anunciado o seu retorno.
v. na voz passiva + oração subord. Subst. Subjetiva
Será anunciado que você retornará.
v. unipessoal* + sujeito
Na listagem, não consta o meu voto.
v. unipessoal + or. Subord. Subst. Subjetiva
na listagem não consta que eu votei.
Sujeito + VTD+ OD
Ela admitiu o erro.
Sujeito + VTD + or. Subor. Subst. OD
Ele admitiu que errou.
Sujeito + VTI + OI
Você duvida de nossa sinceridade?
Sujeito + VTI + or. Subor. Subst. OI
Você duvida de que sejamos sinceros?
Sujeito + VL + predicativo
Nosso medo era sua reação agressiva.
Sujeito + VL+ or subord. Subst. Predicativa
Nosso medo era que você reagisse agressivamente.
Sujeito + verbo + nome incompleto + CN
Eles estão confiantes na vitória.
Sujeito + verbo + nome incompleto + or. Subord. Subst. CN
Eles estão confiantes em que vencerão.
Sujeito + verbo + nome + aposto
Nos lhe pedimos uma coisa: sensatez.
Sujeito + verbo + or subord. Subst. Apositiva
Nós lhe pedimos uma coisa: que você seja sensato
Em relação ao quadro:
1º * nessa estrutura, o verbo pode estar na voz passiva analítica ou na pronominal (será anunciado, estava definido/ comenta-se, discutiu-se...)
2º * verbos unipessoais são verbos que ocorrem na terceira pessoa do singular, seguidos pela conjunção integrante que/se. Os mais comuns são: convir, constar, importar, parecer, acontecer, interessar, suceder.
A preposição que inicia as orações OI e CN pode ocorrer subentendida no período. Eu me lembro (de) que ele esteve aqui, tenho confiança (em) que você nos ajudará.
A oração apositiva pode ocorrer após dois pontos ou entre virgulas. Meu sonho, que eles voltasse, não se realizou.
A conjunção que relaciona a oração subordinada substantiva à oração principal denomina-se conjunção subordinada integrante (que/ se)

Nenhum comentário:

Postar um comentário