terça-feira, 7 de junho de 2011

Orações reduzidas

Como identificar as orações reduzidas:
a) As orações reduzidas são caracterizadas por possuírem o verbo nas formas de gerúndio, particípio ou infinitivo, ou seja, nas suas formas nominais.
b) Ao contrário das demais orações subordinadas, as orações reduzidas não são ligadas através de conectivo.
c) Para cada oração reduzida, tem-se uma desenvolvida correspondente. Para melhor identificarmos que tipo de oração reduzida temos, podemos desenvolvê-la.
d) Possuem as mesmas características sintáticas das orações subordinadas desenvolvidas.
e) Há três tipos de orações reduzidas:
I. Reduzidas de Infinitivo
Substantivas
Subjetivas
- É necessário gostar de frutas e verduras. (que se goste de frutas e verduras.)
Objetivas Diretas
- O técnico assegurou serem seguras as máquinas. (que eram seguras as máquinas)
Objetivas Indiretas
- Gosto de ficar sozinho. (que eu fique sozinho)
Predicativas
- O melhor seria fazerem a viagem. (que fizessem a viagem)
Completivas Nominais
- Eu estou disposto a arriscar tudo. (que eu arrisque tudo)
Apositivas
- Ele nos fez um convite: comparecermos ao seu casamento. (que comparecêssemos ao seu casamento)
Adjetivas Restritiva
- Ela foi a única a apreciar o show. (que apreciou o show)
Explicativas
- Aquele, a cantar no palco, é meu amigo. (que canta no palco)
Adverbiais Causal
- Eu lamento por ter chegado atrasado. (porque cheguei atrasado)
Temporal
- Não podem ir embora sem cumprimentar o casal. (que cumprimentem o casal)
Final
- Fiz um empréstimo para comprar um carro. (para que compre um carro)
Concessiva
- Apesar de estar triste ela continua sorridente. (apesar de que esteja triste)
Condicional
- Se cumprirem a promessa eu cumpro a minha. (caso cumpram a promessa)
Consecutiva
- Ela se distraiu tanto a ponto de esquecer a discussão. (que esqueceu a discussão)
II. Reduzidas de Gerúndio
Adjetivas
Restritiva
- Gosto de crianças correndo pela casa. (que corram pela casa)
Explicativas
- Encontrei Maria, saindo de férias. (que saía de férias)
Adverbiais Causal
- Não cumprindo a promessa, sentiu remorsos. (porque não cumpriu a promessa)
Temporal
- Faltando alguns minutos para o final da prova, eu terminei. (quando faltavam alguns minutos para o final da prova)
Concessiva
- Mesmo estando doente assisti aos jogos. (mesmo que estivesse doente)
Condicional
- Mentindo assim você ficará em uma situação difícil. (caso você minta assim)
III. Reduzidas de Particípio
Adjetivas
Restritiva
- Temos apenas um carro comprado com muito sacrifício. (que compramos com muito sacrifício)
Explicativas
- Fiquei surpresa com a casa, pintada de branco. (que pintaram de branco)
Adverbiais Causal
- Ferido na perna, ele não pode mais jogar. (porque se feriu na perna)
Temporal
- Concluído o jogo, o time foi descansar. (quando concluíram o jogo)
Concessiva
- Vencido o campeonato, permanecerão treinando. (mesmo que vençam o campeonato)
Condicional
- Excluídas as doações, como funcionaremos? (caso excluam as doações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário