domingo, 9 de novembro de 2014

As pombas- 2º ano

Caros alunos, vocês precisam analisar uma estrofe do poema "As pombas" de Raimundo Correia (que está em vermelho) e mais 5 questões a escolha de vocês... Boa sorte!
1-      Poderia este texto ser considerado um soneto?
2-      Quantas estrofes deve ter todo soneto?
3-      Qual o nome dado para as duas primeiras estrofes?
4-      Qual o nome atribuído às seguintes?
5-      Quantos versos deve ter essa forma fixa de composição poética?
6-      Como é chamado o último verso de qualquer soneto?
7-      Em que país surgiu o soneto pela primeira vez?
8-      Qual o nome do poeta inventor do soneto?
A- Estudo da primeira estrofe
Vai-se a primeira pomba despertada…
Vai-se outra mais…mais outra… enfim dezenas
De pombas vão se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada
1-      Rima é uma identidade _________(visual,olfativa, sonora, gustativa) entre palavras. Escolha uma resposta.
2-       A palavra ” despertada ” rima com qual palavra da estrofe acima?
3-      E a palavra ” dezenas ” rima com o quê?
4-       Volte à estrofe e atribua letras ” A ” ou ” B ” conforme as rimas.
5-      Agora escolha o tipo de rima que temos nesta primeira estrofe:
a) alternada    b) emparelhada   c) intercalada ou interpolada   d) não temos rima
6-      Qual expressão na estrofe acima constitui uma metáfora?
7-       A rima, nesta estrofe, é pobre ou rica? (justifique)
B- Estudo da segunda estrofe
E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais  de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada
1-      “Nortada” (vento norte) rima com
2-       “Serenas” está rimando com
3-       O poeta manteve a mesma classificação de rima da primeira estrofe? Qual?
4-       Transcreva uma onomatopeia contida nesta estrofe e que embeleza o estilo do autor.
5-      Qual expressão nesta estrofe indica tempo?
6-       Qual expressão na mesma estrofe indica espaço?
C- Estudo da terceira estrofe
Também dos corações onde abotoam
Os sonhos, um por um, céleres voam
Como voam as pombas dos pombais
1-      Atribua letras para as palavras finais de cada verso. Use as letras “C” e “D”
2-       Quais estão rimando?
3-       Nesta estrofe, o voo das pombas está sendo comparado ao voo dos
4-      Que ideia nos sugere a palavra ”céleres” ?     Lentidão ou velocidade?
5-       Em ” Como voam as pombas dos pombais ” temos comparação ou metáfora?
D- Estudo da quarta estrofe
No azul da adolescência as asas soltam
Fogem…mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais…
1-      Atribua letras para as palavras finais de cada verso. Use as letras “C” e “D”
2-       Agora dê os nomes conforme a disposição obtida  
3-       O que não volta mais aos corações?  
4-      Por que o poeta empregou tantas reticências no texto ?  Qual o objetivo? ______________________________________
Questões gerais
1-      Transcreva um verso que indique vermelhidão no horizonte, onde existe uma brisa agradável
2-       Cite o que é áspero e frio, afugentando as pombas de volta ao ninho.
3-       Qual adjetivo no poema indica uma qualidade própria das pombas, sempre sossegadas ou tranquilas,  independentemente de estarem pousadas ou voando.
4-      Qual verbo tem o sentido de agitar, encrespar as asas para o voo, ou seja, fazer barulho?
5-       Qual expressão mostra que as pombas são gregárias, voam em grupos, estralejando ao bater compassado das asas?
6-       Que verbo, no poema, indica florir, deitar botões, principalmente em relação à mocidade?
7-       Você concorda ou não com o pensamento: O coração é  como um canteiro florido de sonhos?
8-       A palavra ”azul” tem alguma relação com a adolescência? Qual?
9-       A conclusão a que chega o poeta é otimista ou pessimista?
10-   Qual o gênero textual de que estamos falando?
11-   Qual a tipologia textual deste poema?
12-   Você diria que o poeta, mesmo pertencendo à fase realista da poesia (parnasianismo) foi mais realista ou mais romântico neste poema?
13-   Você acha que todos têm sonhos ou no crepúsculo da vida eles diminuem?


6 comentários:

  1. Alunos: Jeonice Marques e Vitor Angel.
    Estudo do 1° estrofe do poema “As pombas” de Raimundo Correia:
    1- Sonora.
    2- Madrugada.
    3- Apenas.
    4- A,B,B,A.
    5- B) Emparelhada.
    6- “ Raia sanguínea e fresca a madrugada”.
    7- Ricas, pois os vocábulos pertencem a classes gramaticais diferentes.
    Questões gerais:
    1- Poderia este texto ser considerado um soneto? Sim, pois ele é composto de duas quadras e dois tercetos.

    2- Quantas estrofes deve ter todo soneto? Quatro estrofes.

    3- Qual o nome dado para as duas primeiras estrofes? Quadra.

    4- Qual o nome atribuído às seguintes? Tercetos.

    12- Você diria que o poeta, mesmo pertencendo à fase realista da poesia (parnasianismo) foi mais realista ou mais romântico neste poema? Romântico.
    Questões do caderno:
    1-
    A) Fanfarras (1882) Teófilo Dias.
    B)
    2- As ideias parnasianas já vinham sendo difundidas no Brasil desde a década de 1870. No final dessa década surgiu uma polêmica literária entre os adeptos do Romantismo e adeptos do Realismo e Parnasianismo. O saldo da polêmica ficou conhecido como Batalha de Parnaso.
    3- - Arte sobre arte.
    - Racionalismo.
    - Contenção dos sentimentos.
    - Presença da mitologia Greco-latina.
    O Parnasianismo busca combater a emoção e a fantasia, garantindo o equilíbrio formal.
    4- Devido a sua formalidade pois é o único tipo de poema que possui versos absolutos ( 14 versos) e divisão estrófica quase unânime ( 2 quadras e 2 tercetos).
    5-
    A) Olavo Bilac.
    B) Olavo Bilac.
    C)
    D) Alberto de Oliveira.
    E) Vicente Carvalho.
    F) Raimundo Correia.
    6- Podemos identificar em seus poemas a objetividade e o sensualismo e apesar de autor estar identificado com as propostas do Parnasianismo, vez ou outra depreende-se de seus textos certa valorização dos sentimentos que lembra o Romantismo.
    7- Mantém assim a temática do movimento, destacando-se a poesia filosófica, de meditação, marcada pela desilusão, o fim do sonho e um forte pessimismo.

    8- Em sua temática podemos identificar a exaltação da forma e métrica rígida o que o levou a ser um mestre esta a estética literária.

    9- Por que sua poesia é considerada fria e intelectualizada e defendia “arte pela arte” em vez de se interessar pela realidade, preferia buscar inspiração nos modelos clássicos.

    10- “ O caçador de Esmeraldas” de Olavo Bilac. Retrata a vida de Fernão Dias Paes Leme que liderou bandeiras que se embrenharam no sertão brasileiro em busca de esmeraldas que se dizia encontrar perto de uma lagoa encantada.

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  2. Componentes: Karoline Stuani, Fernanda Mendes e Jaqueline Rodrigues.

    C- Estudo da terceira estrofe

    Também dos corações onde abotoam C
    Os sonhos, um por um, céleres voam C
    Como voam as pombas dos pombais D

    1-Atribua letras para as palavras finais de cada verso. Use as letras “C” e “D”

    2-Quais estão rimando? C, o primeiro e o segundo verso estão rimando.

    3-Nesta estrofe, o vôo das pombas está sendo comparado as vôo dos: céleres.

    4-Que ideia nos sugere a palavra “céleres”? Lentidão ou velocidade? Velocidade.

    5-Em “como voam as pombas dos pombais” temos comparação ou metáfora? Comparação.

    2- Quantas estrofes deve ter todo soneto?
    4 estrofes.

    3- Qual o nome dado para as duas primeiras estrofes?
    Quadras.

    4- Qual o nome atribuído às seguintes?
    Tercetos.

    5- Quantos versos deve ter essa forma fixa de composição poética?
    14 versos.

    8- Qual o nome do poeta inventor do soneto?
    A invenção do soneto é atribuída a Jacopo da Lentini conhecido como Jacopo Notaro.

    Perguntas ditadas na aula:
    6- Comente sobre a poesia de Olavo Bilac.
    Na poesia de Olavo Bilac a objetividade parnasiana evolui para uma postura mais intimista e subjetiva em que a sensualidade predomina.
    7-Porque Raimundo Correia era considerado triste e tímido?
    Ele era considerado triste e tímido porque sua saúde era debilitada, tendo de viajar para a França, à procura de tratamento, quando lá veio a falecer.
    8-Qual a temática utilizada por Alberto Oliveira?
    A temática utilizada por Alberto Oliveira era parnasiana, baseada na estrutura descritiva e na exaltação da forma rígida oriunda da Antiguidade Clássica no culto da “arte pela arte”.
    9-Porque o autor da questão 8 sofre críticas durante o modernismo?
    Os modernistas criticaram Alberto Oliveira porque enquanto se tratavam as lutas pela Abolição e pela República, Alberto de Oliveira afirmava: "Eu hoje dou a tudo de ombros, pouco importam, paz ou guerra e não leio jornais". Distante, então, dos problemas sociais, pôs-se a descrever vasos gregos e chineses.
    10-Qual o livro mais popular e o que retrata?
    “Fanfarras” de Teófilo Dias. Essa obra retrata a violência carnal e a dupla influência revelada, de Baudelaire e Carvalho Júnior.

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  3. Leandro, Marcelo e Stéfani
    Questões do caderno
    1. a) Fanfarra - 1882 - Olavo Bilac
    b) Missal e Broquéis - 1893 - Cruz e Souza
    2. iniciou-se por principais artistas que apoiaram e divulgaram o movimento e que os mesmos influenciaram artistas a produzirem obras parnasianas
    3. negação ao sentimento - não demonstravam sentimentos em suas poesias.
    anti romantismo - não aceitavam o período do romantismo
    linguagem culta - em suas poesias a linguagem era culta ou seja carta formal
    descrição da natureza - nas poesias se descreve muito sobre a natureza
    4. o soneto forma mais cultuada entre os parnasianos composto por versos formados por 10 silabas métricas, mostra a necessidade do poeta trabalhar isolado da multidão
    5. a) Olavo Bilac
    b) Olavo Bilac
    c) Vicente de Carvalho
    d) Olavo Bilac
    e) Vicente de Carvalho
    f) Raimundo Correia
    6. desde o princípio, Olavo Bilac buscava em suas poesias a perfeição formal, escrevia versos decassílabos e alexandrinos e concluía com versos de grande efeito no final de cada estrofe.
    7. porque sua saúde era debilitada, procurou tratamento mas encontrou a morte
    8. o parnasianismo esteve intrínseco em suas obras, oque levou a ser considerado o mestre desta estética literária
    9. por que sua poesia era fria e intelectualizada e em vez de se interessar por a realidade brasileira preferia fixar inspiração nos modelos clássicos
    10. fanfarras - relata a violência, e as influencias vividas, de Baudelaire e Carvalho Júnior
    questões do blog
    4° estrofe
    1. C, C, D
    2. paralelo, pobre e feminina
    3. pombais
    4. infinidade da frase. mostrar o tempo entre uma frase e a outra
    questões escolhidas de cima
    1. sim, pois a dois quarteto e dois tercetos
    2. 4
    3. quarteto
    4. terceto
    questão escolhida de baixo
    7. sim, todos devemos ter um ideal e sonhar realizá-lo

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  4. Componentes: Bruna Varaschin, Daniel Mendes, Jhullia Matté

    B- Estudo da segunda estrofe
    E à tarde, quando a rígida nortada
    Sopra, aos pombais de novo elas, serenas,
    Ruflando as asas, sacudindo as penas,
    Voltam todas em bando e em revoada

    1- revoada
    2- penas
    3- opostas
    4- Swoosh! (vento soprando fraco, brisa)
    5- á tarde
    6- revoada

    Questões gerais

    1) Raia Sanguínea e fusca madrugada
    2) Voltam todas em bando e em revoada
    3) Serenas
    5) Bandos
    11) Soneto

    Questões do caderno:

    1) a) Fanfarra (1882) Teófilo Dias
    b) Missal (1893) Cruz e Souza

    2) Iniciou com artistas que apoiavam o movimentos, os mesmos incentivaram outros artistas a produção parnasianas.

    3) - Negação do sentimentalismo
    - Movimento anti romântico
    - Linguagem formal
    - Descrição da natureza

    4) Por que os poetas parnasianos utilizavam com mais frequencia composto por 10 sílabas métricas, mostrando a necessidade do poeta trabalhar somente isolados da multidão.

    5) a) Olavo Bilac
    b) Olavo Bilac
    c)Vicente de Carvalho
    d) Olavo Bilac
    e) Vicente de Carvalho
    f) Raimundo Correia

    6) Buscava sempre a perfeição em seus poemas, utilizava versos decassílabos e alexandrinos, finalizava com versos de grande efeito.

    7) Por que seus poemas se tornavam pessimistas.

    8) O parnasianismo esteve intrínseco em suas obras, era considerado mestre da estética literária.

    9) Por que era anti romântico, ao invés de se interessar pela realidade brasileira se inspirava modelo clássico.

    10) As Viagens, Olavo Bilac conta em poemas independentes (quase sempre sonetos) as diversas viagens em que o Homem (desde as migrações pré-históricas) foi descobrindo e conquistando novas terras.

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  5. Renan, Mariele e Fernanda Moraes.

    Questões do caderno:

    1)a- 1882 – Fanfarras – Teófilo Dias
    b- No Brasil, o parnasianismo chegou á segunda metade do século XIX e teve força ate o movimento modernista (semana da arte moderna). A Tríade parnasiana era formada por Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.

    2) O parnasianismo surgiu na França em oposição as escolas literárias realismo naturalismo, opondo-se á prosa, já que foi um movimento essencialmente poético. A escola teve influencia da doutrina “arte pela arte” apresentada por Theophile Gautier, poeta e critico literário Frances, ainda no período do romantismo. A teoria da arte pela arte ressalta o belo e o refinamento através da autonomia da arte alheia a realidade.

    3) Objetivismo – O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são na realidade.
    Arte pela arte – A poesia vale por si mesma, e se justifica por sua beleza.
    Estética – O poeta busca a perfeição formal a todo custo.
    Descritivismo – optam pelos que exigem uma descrição detalhada.

    4) Pelo respeito as regras de versificação, pelo preciosismo rítmico e vocabular, pelas rimas raras e pela preferência por estruturas fixas.

    5) a- Olavo Bilac.
    b- Olavo Bilac.
    c- Vicente De carvalho.
    d- Olavo Bilac.
    e- Vicente de Carvalho.
    f- Raimundo Correia.

    6) Era bastante exigente com a suas poesias, cumprindo a rigor o formalismo parnasiano que o levava obter efeitos e ritmos interessantes, destaca-se pelo devotamento ao culto da palavra e ao estudo da língua portuguesa.

    7) Porque ele tinha uma visão negativa e subjetiva do mundo.

    8) Suas poesias se caracterizam por um grande preciosismo vocabular. Possui características românticas, porem é mais contido e não tão sentimental.

    9) Porque em vez de se interessar pela realidade brasileira, preferia buscar inspiração nos modelos clássicos que perseguiam poetas Barrocos e árcades portugueses.

    10) “Vaso Grego” retrata a realidade brasileira.

    Estudo da segunda estrofe:
    1)Revoada.
    2)Penas.
    3)Sim, despertada e madrugada, dezenas e apenas.
    4)Nortada = vento forte
    5)à Tarde
    6)Revoada

    Questões a nossa escolha:
    De cima:

    2) Duas estrofes de quatro versos (quarteto) e duas de três versos (tercetos).

    8) Francisco Petrarca.

    Questões gerais:

    8) Não. Pois o azul significa tranquilidade e os adolescentes são rebeldes, agitados.

    7) Sim, o coração do ser humano é uma coisa muito delicada, as vezes está feliz, as vezes está triste, porem não devemos brincar com os sentimentos dos outros.

    9) Otimista.

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  6. Componentes: Jaíne, Vanessa e Fabíola

    A- Estudo da primeira estrofe
    Vai-se a primeira pomba despertada… A
    Vai-se outra mais…mais outra… enfim dezenas B
    De pombas vão se dos pombais, apenas B
    Raia sanguínea e fresca a madrugada A

    1- Rima é uma identidade __sonora_______(visual,olfativa, sonora, gustativa) entre palavras. Escolha uma resposta.
    2- A palavra ” despertada ” rima com qual palavra da estrofe acima? madrugada
    3- E a palavra ” dezenas ” rima com o quê? apenas
    4- Volte à estrofe e atribua letras ” A ” ou ” B ” conforme as rimas.
    5- Agora escolha o tipo de rima que temos nesta primeira estrofe:
    a) alternada b) emparelhada c) intercalada ou interpolada d) não temos rima
    6- Qual expressão na estrofe acima constitui uma metáfora? Vai-se outra mais…mais outra… enfim dezenas
    7- A rima, nesta estrofe, é pobre ou rica? (justifique) Rica pois as classes de palavras são diferentes

    1- Poderia este texto ser considerado um soneto? sim pois possui rimas
    2- Quantas estrofes deve ter todo soneto? 2 quartetos e 2 tercetos.. ou 3 quartetos e um dístico.
    3- Qual o nome dado para as duas primeiras estrofes? quadra
    4- Qual o nome atribuído às seguintes? tercetos
    7- Em que país surgiu o soneto pela primeira vez? Teria sido criado no começo do século XII possivelmente na silicia.
    8- Qual o nome do poeta inventor do soneto? Francesco Petrarca

    Questões do caderno..

    1- a) O Parnasianismo tem seu marco inicial com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias, em 1882
    b) com o inicio do modernismo
    2- é uma estética literária de caráter exclusivamente poético, que reagiu contra os abusos sentimentais dos românticos. A poesia parnasiana voltada para onde há o ideal da perfeição estética e a sublimação da "arte pela arte".

    3- - Objetividade no tratamento dos temas abordados. O escritor parnasiano trata os temas baseando na realidade, deixando de lado o subjetivismo e a emoção;
    - Impessoalidade: a visão do escritor não interfere na abordagem dos fatos;
    - Valorização da estética e busca da perfeição. A poesia é valorizada por sua beleza em sí e, portanto, deve ser perfeita do ponto de vista estético;
    - O poeta evita a utilização de palavras da mesma classe gramatical em suas poesias, buscando tornar as rimas esteticamente ricas;
    4- Devido a sua formalidade pois é o único tipo de poema que possui 14 versos e divisão estrófica quase unânime.
    5-a) Olavo Bilac
    b) Olavo Bilac
    c) Machado de Assis
    d) Olavo Bilac
    e)Vicente de Carvalho
    f) Raimundo Correia
    6- podemos encontrar a objetividade e o sensualismo e apesar de autor estar identificado com as propostas do Parnasianismo, vez ou outra depreende-se de seus textos certa valorização dos sentimentos que lembra o Romantismo.

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