domingo, 17 de março de 2019

221 LIT 18/03/19


Canção do exílio



"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite -
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."



1.    Faça a escansão do primeiro estrofe e análise das rimas.
2.    Onde e quando o poema foi escrito?

2. Quantos versos e quantas estrofes tem o poema?

3. Em qual estrofe o poeta não menciona a árvore e o pássaro?

4. No verso 7 "Nossas flores tem mais vida ", a palavra vida  tem sentido e refere-se a:
(A) vigor e refere-se a flores.
(B) fraqueza  e refere-se a vida humana.
5.  A quem se referem os advérbios?
6. Explique o título do poema

7. Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.

Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.

8.Que palavras do texto evidenciam essa antítese?

9.Como é cada um desses espaços para o eu lírico?

10.Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?

11.Esses sentimentos são expressos sobretudo em relação à natureza brasileira: palmeiras, sabiá, bosques e etc. o eu lírico é objetivo e imparcial ao descrever essa natureza? Por quê?

12.O Nativismo significa a presença, nos textos literários, de alguns vestígios da natureza ou da vida social do Brasil. Nacionalismo, por sua vez, é um conceito mais amplo, porque envolve a ideia de nação, povo e de uma identidade cultural que os represente. Você acha que o poema de Gonçalves Dias é nativista ou nacionalista? Justifique

Nenhum comentário:

Postar um comentário