domingo, 17 de março de 2019

221 LP- 18/03/19


Leia o texto e responda as questões de 1 a 5:

Começaria tudo outra vez
Começaria tudo outra vez
Se preciso fosse, meu amor
A chama em meu peito ainda queima
Saiba
Nada foi em vão!
A cuba-libre da coragem
Em minhas mãos
A dama de lilás
Me machucando o coração
Na sede de sentir
Seu corpo inteiro
Coladinho ao meu
E então eu cantaria a noite inteira
Como já cantei
Eu cantarei
As coisas todas
Que já tive
E tenho, e sei
E um dia terei
A fé no que virá
E a alegria de poder olhar para trás
E ver que voltaria com você
De novo viver nesse imenso salão
Ao som desse bolero / vida
Vamos nós
E não estamos sós
Veja, meu bem
A orquestra nos espera
Por favor
Mais uma vez
Recomeçar
(Luiz Gonzaga Jr.)


1-       Aponte, no texto, três exemplos de pronomes indefinidos.

2-       Retire do texto cinco pronomes pessoais, sendo dois retos, dois oblíquos e um de tratamento.

3-       Aponte dois pronomes possessivos, dois demonstrativos e um relativo.

4-       No verso: “ A fé no que virá”, classifique os pronomes o   e  que.

5-       Aponte dois exemplos de pronomes substantivos e dois de pronomes adjetivos.
6-       Era para........falar.....ontem, mas não......encontrei em parte alguma.
a) mim, consigo,o              b) eu, com ele, lhe            c) mim, consigo, lhe
d) mim, contigo, te             e) eu, com ele, o

7- Assinale o exemplos que contém mau emprego de pronome pessoal:
a) Nada mais há entre mim e ti.             B) Nada mais há entre eu e ti.
c) Nada mais há entre mim e ele.        D) Nada mais há entre ele e você.   E)Nada mais há entre ele e ela.

8-Assinale a alternativa em que o pronome grifado foi empregado corretamente:
a) Aguarde um instante. Quero falar consigo.
b) É lamentável, mas isso sempre ocorre com nós dois.
c) O processo está aí para mim examinar.
d) Vossa Senhoria preocupa-se com problemas cuja solução foge da vossa alçada.
e) Já se tornou impossível haver novos entendimentos entre eu e você.

9- Na oração “Certos amigos não chegaram a ser jamais amigos certos” o termo destacado é sucessivamente:
a) adjetivo e pronome      b) pronome adjetivo e adjetivo      c) pronome substantivo e pronome adjetivo
d) pronome adjetivo e pronome indefinido      e) adjetivo e adjetivo

10- Assinale o item que completa as lacunas:
“ A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho;........... porém, estavam mais gastos que...........”
a) esses , aquela     b) estes, aquela      c) estes, essa        d) aqueles, esta       e) estes, esses

11- “ Por favor, passe.......caneta que está aí perto de você; .........aqui não serve para.........desenhar.”
a) aquela, esta, mim         b) esta,esta,mim        c) essa, esta, eu     d) essa, essa, mim
e) aquela, essa, eu

12- Exemplifique em orações:
a) Pronome substantivo
b) Pronome adjetivo

13-Sublinhe os pronomes que aparecem nas orações abaixo e classifique-os:
a)  Minha vizinha viajou naquele ônibus.
b) Sinto muito a sua falta.
c) Aquele rapaz que senta ao lado desta menina ruiva não veio à aula porque está doente.
d) Quanto você quer por este carro?
e) As promoções desta loja estão melhores que as da outra loja.
f) Isto é um doce excelente, prove-º
g) Sua Excelência ajudou-nos bastante naquela promoção.
h) Ele levou consigo os documentos.
i) Tuas idéias não fecham com as minhas, por isso preciso conversar contigo.

14- Explique o uso dos demonstrativos este, esse, aquele.  Exemplifique em orações, com desenhos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário