domingo, 25 de agosto de 2019

191 e turma do Michel

Atividade extra de interpretação. Favor anotar as respostas a caneta.


   EDUCAÇÃO  EM  DECADÊNCIA...

       A Educação, há muitas décadas, está em decadência. Vários motivos contribuem para tal realidade. O sistema arcaico, a destruição familiar, a falta de compromisso dos profissionais como a própria situação do País, mergulhado num caos profundo.
       As famílias não conhecem o verdadeiro sentido da educação. Em casa  desconhecem a utilidade dos livros,  absorvem as conversas frívolas ou se prostram diante da televisão... acreditando sair dali algo produtivo para sua vida. Conhecem apenas aquele mundinho de inverdades, criado pela telinha e se orienta pela realidade ali apresentada. Os filhos vão reproduzindo aquela banalidade, tornando-se autômatos... desumanos... medíocres.
       Os profissionais da educação se apegam à ideia do mísero salário e se rebaixam a um trabalho menor, quase insignificante. Raríssimos são os destaques capazes de produzirem algum fruto. Essa escola cria uma sociedade carcomida pela ganância ignorante de um povo fraco, omisso, menor.
       Para essa realidade, contribui um sistema de ensino arcaico com o propósito apenas de dar continuidade a esse marasmo de conhecimento restrito. Sistema esse que não premia qualquer atividade produtiva nem pune as atrocidades inseridas no dia-a-dia. Sistema falho, totalmente comprometido com a propagação das mazelas cotidianas. Se jogassem num recipiente: políticos, empresários, funcionários públicos, padres, pastores... todo esse imbróglio se transformaria numa massa apodrecida, numa poeira inútil, nada mais.
       Outro fator que contribui para essa catástrofe social é a própria sociedade oriunda dessa medíocre realidade. Pessoas convivem pacificamente com a miséria, com a fome, com a violência e outras formas vis de perturbações humanas. Não têm coragem de insurgir contra tais atrocidades.
Vivemos, portanto, numa caótica e depressiva realidade, sem rumo e sem perspectiva alguma pela frente. Vive-se um mundo de apáticos, incapazes de levantar uma bandeira nova em prol da humanidade.

1.     Esse texto, quanto ao tipo, classifica-se  como
A – Narrativo
B – Descritivo
C – Dissertativo
D – Argumentativo

2.     Quanto ao gênero, esse texto pode-se classificar como
A – crônica  
B – romance
C – conto
D – poema

3.     Assinale a opção onde todos os itens foram citados nesse texto como causas da decadência do ensino.
A – alunos, profissionais, família, situação do país. 
B – sistema, profissionais, família, situação financeira. 
C – sistema, profissionais, família, situação do país. 
D – sistema, profissionais, alunos, situação do país. 


4.     São problemas citados no texto com os quais as famílias contribuem para o caos no ensino, exceto:

A – desconhecimento dos livros.
B – perda de tempo na internet.
C – grande tempo frente à televisão.
D – absorção de conversas frívolas.


5.     Segundo esse texto, em se tratando da televisão, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
A – A TV é um veículo de alta confiabilidade
B – Ela apresenta um mundo mentiroso e pequeno.
C – A televisão atrofia o conhecimento.
D – O conteúdo ali veiculado é improdutivo para a vida.

6.     De acordo com esse texto, a causa de os profissionais da educação não fazerem um trabalho digno está na alternativa:
A – Eles não têm capacidade para desenvolvimento de um trabalho maior.
B – Raríssimos são os destaques capazes de produzirem algum fruto.
C – Essa escola cria uma sociedade carcomida pela ganância ignorante de um povo fraco, omisso, menor.
D – Eles se apegam ao salário indigno, miserável que ganham.


7.     Segundo esse texto, só não se relaciona ao sistema educacional atual:

A – Ele é arcaico apropriado a dar continuidade ao conhecimento restrito.
B – Ele não premia os valores que surgem.
C – Ele não está comprometido com as mazelas cotidianas.
D – O sistema não pune as atrocidades cotidianas da escola.


8.     “Pessoas convivem pacificamente com a miséria, com a fome, com a violência e outras formas vis de perturbações humanas.” De acordo com o texto, não se tomam providências:
A – Por falta de coragem
B – Por achar inútil
C – Sem motivo algum
D – Porque não acreditam nessa realidade

9.     As ideias contidas na conclusão desse texto podem ser consideradas
A – otimistas
B – irreais 
C – indiferentes
D – pessimistas

10.                        Segundo o texto quem reproduz as banalidades impostas pela televisão obterá todos os adjetivos abaixo, com exceção de
A – desumano
B – inteligente
C – autômato
D – medíocre



Nenhum comentário:

Postar um comentário