EDUCAÇÃO
EM DECADÊNCIA...
A
Educação, há muitas décadas, está em decadência. Vários motivos
contribuem para tal realidade. O sistema arcaico, a destruição familiar, a
falta de compromisso dos profissionais como a própria situação do País,
mergulhado num caos profundo.
As
famílias não conhecem o verdadeiro sentido da educação. Em casa
desconhecem a utilidade dos livros, absorvem as conversas frívolas ou se
prostram diante da televisão... acreditando sair dali algo produtivo para sua
vida. Conhecem apenas aquele mundinho de inverdades, criado pela telinha e se
orienta pela realidade ali apresentada. Os filhos vão reproduzindo aquela
banalidade, tornando-se autômatos... desumanos... medíocres.
Os
profissionais da educação se apegam à ideia do mísero salário e se rebaixam a
um trabalho menor, quase insignificante. Raríssimos são os destaques capazes de
produzirem algum fruto. Essa escola cria uma sociedade carcomida pela ganância
ignorante de um povo fraco, omisso, menor.
Para
essa realidade, contribui um sistema de ensino arcaico com o propósito apenas
de dar continuidade a esse marasmo de conhecimento restrito. Sistema esse que
não premia qualquer atividade produtiva nem pune as atrocidades inseridas no
dia-a-dia. Sistema falho, totalmente comprometido com a propagação das mazelas
cotidianas. Se jogassem num recipiente: políticos, empresários, funcionários
públicos, padres, pastores... todo esse imbróglio se transformaria numa massa
apodrecida, numa poeira inútil, nada mais.
Outro
fator que contribui para essa catástrofe social é a própria sociedade oriunda
dessa medíocre realidade. Pessoas convivem pacificamente com a miséria, com a
fome, com a violência e outras formas vis de perturbações humanas. Não têm
coragem de insurgir contra tais atrocidades.
Vivemos, portanto,
numa caótica e depressiva realidade, sem rumo e sem perspectiva alguma pela frente.
Vive-se um mundo de apáticos, incapazes de levantar uma bandeira nova em prol
da humanidade.
1. Esse
texto, quanto ao tipo, classifica-se como
A – Narrativo
B – Descritivo
C – Dissertativo
D – Argumentativo
2. Quanto
ao gênero, esse texto pode-se classificar como
A – crônica
B – romance
C – conto
D – poema
3. Assinale
a opção onde todos os itens foram citados nesse texto como causas da decadência
do ensino.
A – alunos, profissionais, família, situação
do país.
B – sistema, profissionais, família, situação
financeira.
C – sistema, profissionais, família, situação
do país.
D – sistema, profissionais, alunos, situação
do país.
4. São
problemas citados no texto com os quais as famílias contribuem para o caos no
ensino, exceto:
A – desconhecimento dos livros.
B – perda de tempo na internet.
C – grande tempo frente à televisão.
D – absorção de conversas frívolas.
5. Segundo
esse texto, em se tratando da televisão, todas as alternativas estão corretas,
EXCETO:
A – A TV é um veículo de alta confiabilidade
B – Ela apresenta um mundo mentiroso e
pequeno.
C – A televisão atrofia o conhecimento.
D – O conteúdo ali veiculado é improdutivo
para a vida.
6. De
acordo com esse texto, a causa de os profissionais da educação não fazerem um
trabalho digno está na alternativa:
A – Eles não têm capacidade para
desenvolvimento de um trabalho maior.
B – Raríssimos são os destaques capazes de
produzirem algum fruto.
C – Essa escola cria uma sociedade carcomida
pela ganância ignorante de um povo fraco, omisso, menor.
D – Eles se apegam ao salário indigno,
miserável que ganham.
7. Segundo
esse texto, só não se relaciona ao sistema educacional atual:
A – Ele é arcaico apropriado a dar
continuidade ao conhecimento restrito.
B – Ele não premia os valores que surgem.
C – Ele não está comprometido com as mazelas
cotidianas.
D – O sistema não pune as atrocidades
cotidianas da escola.
8. “Pessoas
convivem pacificamente com a miséria, com a fome, com a violência e outras
formas vis de perturbações humanas.” De acordo com o texto, não se tomam
providências:
A – Por falta de coragem
B – Por achar inútil
C – Sem motivo algum
D – Porque não acreditam nessa realidade
9. As
ideias contidas na conclusão desse texto podem ser consideradas
A – otimistas
B – irreais
C – indiferentes
D – pessimistas
10. Segundo
o texto quem reproduz as banalidades impostas pela televisão obterá todos os
adjetivos abaixo, com exceção de
A – desumano
B – inteligente
C – autômato
D – medíocre
Nenhum comentário:
Postar um comentário