domingo, 1 de setembro de 2019

191 e turma do Michel


A Estranha Passageira
    - O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de vôo - e riu nervosinha, coitada.
    Depois me pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se ia a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem. Suspirei e fiz o bacano respondendo que estava às suas ordens.
    Madama entrou no avião sobraçando um monte de embrulhos, que segurava desajeitadamente. Gorda como era, custou a se encaixar na poltrona e arrumar todos aqueles pacotes. Depois não sabia como amarrar o cinto e eu tive que realizar essa operação em sua farta cintura.
    Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:
    - Para que esse saquinho aí? - foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.
    - É para a senhora usar em caso de necessidade - respondi baixinho.
    Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:
    - Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro?
    Alguns passageiros riram, outros - por fineza - fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue (embora com tantas carnes parecesse mais um açougue) e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos para todos os lados.
    O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:
    - Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?
    Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade, saía-se por ela.
    Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do "show". Mesmo os que mais de divertiam com ele resolveram abrir os jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.
    Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janela para ver a paisagem) e gritou:
    - Puxa vida!!!
    Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:
    - Olha lá embaixo.
    Eu olhei. E ela acrescentou: - Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá embaixo até parece formiga.
    Suspirei e lasquei:
    - Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou vôo.

Stanislaw Ponte Preta
1-     Assinale a oração que não demonstra um vexame dado pela senhora que viajava pela primeira vez:
a-     “Para que esse saquinho aí?”
b-     “No avião não tem banheiro?”
c-     “Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só para ela?”
d-     “Afinal estava ali pronta para viajar.”

2-     Na oração “Estou com zero hora de vôo”, qual o sentido da expressão destacada?
a-     a pessoa nunca viajou de avião
b-     a pessoa estava num avião novo
c-     a viagem não tinha valor algum
d-     a pessoa estava no inicio da viagem

3-     De acordo com o texto, assinale o adjetivo que não condiz com a personagem chamada de estranha:
a-     incomoda
b-     ridícula
c-     tímida
d-     inexperiente

4-     Por que o narrador mencionou ter perdido a oportunidade de ler o romance policial?
a-     porque é proibido ler no avião
b-     porque a passageira pediu a ele que sentasse a seu lado
c-     porque o narrador emprestou seu livro à passageira
d-     porque o narrador acabou perdendo o livro na hora do embarque

5-     O verbo sobraçar significa:
a-     levar debaixo do braço
b-     carregar muitas coisas
c-     abraçar muitas coisas
d-     levar nas mãos

6-     Assinale a oração que não condiz com a expressão tirar uma pestana:
a-     dormir
b-     tirar um ronco
c-     tirar um cisco
d-     dar um cochilo

7-     Na oração “...minha vizinha apertava os olhos e lia qualquer coisa” a expressão destacada significa:
a-     não sabia ler
b-     estava com sono
c-     sentia dores nos olhos
d-     não enxergava direito

8-     A palavra azougue significa:
a-     pessoa muito gorda
b-     pessoa viva e esperta
c-     pessoa azeda
d-     a palavra azougue é sinônimo de açougue

Nenhum comentário:

Postar um comentário