domingo, 8 de setembro de 2019

191 e turma do Michel


Escola: ______________________________________
Nome:____________________________________
Data:__/__/__
Trabalho avaliado de LP
Canção do exílio
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
Escrito em Coimbra, Portugal em julho de  1843 por Gonçalves Dias


1 –  “As aves, que aqui gorjeiam,   /   Não gorjeiam como lá.” O s advérbios “aqui” e “lá” se referem respectivamente a
   A – Portugal e Portugal
   B – Brasil e Portugal
   C – Brasil e Brasil
   D – Portugal e Brasil


   2 – Palmeiras e Sabiá representam, nesse texto:
   A – a natureza de Portugal
   B – a natureza brasileira
   C – todas as aves do Planeta
   D – todos os animais da Terra

   3 – “Nosso céu tem mais estrelas,    /   Nossas várzeas têm mais flores,   /   Nossos bosques têm mais vida,   /   Nossa vida mais amores.”  Todas as opções abaixo apresentam características do Romantismo. Assinale a alternativa que se refere aos versos destacados nessa questão.
   A – Indianismo e Boemia
   B – Mal-do-século e Sertanismo
   C – Idealização e Culto da natureza
   D – Satanismo e Regionalismo  


   4 – “Sem qu'inda aviste as palmeiras,” Assinale o fenômeno que aconteceu com a palavra grifada nesse verso.
   A – contração
   B – combinação
   C – ditongação
   D – hifenização


   5 – Sobre esse texto só é correto informar que ele foi escrito em
   A – Portugal pelo poeta Gonçalves Dias em 1843.
   B – 1843, no Brasil pelo poeta Gonçalves Dias.
   C – Portugal (1943) pelo poeta Gonçalves Dias.
   D – 1843, em Portugal pelo poeta Gonçalves de Magalhães.


   6 – "Nossos bosques têm mais vida",   /   "Nossa vida" no teu seio "mais amores.". Esses versos se encontram no Hino Nacional Brasileiro entre aspas. Isso acontece porque tais versos
   A – foram retirados da Canção do Exílio.
   B – da Canção do Exílio foram retirados do Hino Nacional.
   C – não têm qualquer relação entre um texto e outro.
   D – são totalmente independentes.


   7 – “Em  cismar, sozinho, à noite,” A o verbo grifado nesse verso tem o significado de
   A – ficar
   B – pensar
   C – medrar
   D – estar


   8 – Todas as opções abaixo fazem parte do pedido do poeta, exceto:
   A – que eu morra,
   B – Sem que eu volte para lá;
  C – Sem que desfrute os primores
   D – Que não encontro por cá;


   9 – “Nossas várzeas têm mais flores,” A palavra grifada nesse verso recebeu acento
   A – por causa do plural, mas esse acento não persiste nas regras atuais do português.
   B – porque está no singular e esse acento ainda persiste no português atual.
   C – por causa do plural e esse acento ainda persiste nas regras atuais do português.
   D – pois foi escrito numa época em que se acentuava tal palavra.


   10 – “Não permita Deus que eu morra,   /   Sem que eu volte para lá; A expressão “sem que”, usada nesse verso, introduz uma
   A – concessão
   B – consequência
  C – conclusão
  D – condição


Nenhum comentário:

Postar um comentário