sexta-feira, 24 de abril de 2020

231- 25-04 Língua Portuguesa


TEXTOS DISSERTATIVOS
Escrever uma dissertação supõe o exame crítico do assunto a ser discutido e a elaboração de um plano de trabalho que garanta a progressividade de um raciocínio lógico. Além de coerentes, as ideias apresentadas devem ser expressas de modo articulado, em nível de linguagem padrão, que permita ao leitor apreender com clareza todos os sentidos.
O primeiro passo para a produção de um texto dissertativo, depois de escolhido o tema, isto é, o aspecto do assunto que se deseja abordar, é estabelecer um objetivo. Este será responsável pela tese do autor, isto é, seu ponto de vista sobre o problema. É possível, então, redigir a frase-núcleo, que, na maioria das vezes, aparece na introdução. Esta deve conter um esboço das ideias a serem discutidas nos parágrafos seguintes
O desenvolvimento, o chamado “corpo” do texto, deve obedecer ao projeto esquematizado pelo produtor, garantindo uma progressão dos argumentos. São as razões que sustentam a tese: explicações, exemplos, citações, dados numéricos etc. Elas são responsáveis pela objetividade da dissertação, cuja finalidade é convencer o leitor. Há várias formas de ordenação dos parágrafos, sempre constituídos de uma ideia básica seguida de complementares, mas o importante é que eles devem ser encadeados uns aos outros para constituir as relações que formam o tecido, que é o texto. Essa progressividade das ideias apresentadas é que permite ao autor chegar a uma conclusão, a qual não é, apenas, o último parágrafo, mas decorrência de todos os argumentos apresentados e deve ser absolutamente coerente com a tese.
 Para a garantia da lógica e da coerência do texto dissertativo, é fundamental que apresente uma determinada estrutura – introdução, desenvolvimento, conclusão –, entretanto, não se trata, apenas, de três partes da redação, mas da sequência de um raciocínio planejado. Este será dedutivo, se apresentar a tese na introdução, seguida dos argumentos. Será indutivo, se, primeiro, aparecerem as fundamentações, para, só no final, ficar explícito o ponto de vista do autor.
Para treinar:
Uma estratégia válida para aprofundar a habilidade necessária à produção de textos dissertativos é a análise de redações que alcançaram boas pontuações nos exames vestibulares. Por esse motivo é importante trabalhar com exemplos reais.
De início, proceda a uma leitura minuciosa das propostas de redação. Sem isso, será impossível colocar-se no papel de corretor e aplicar os critérios de avaliação. Após o entendimento da proposta, analise 1 texto ou 2 que foram considerados exemplares pelas respectivas bancas.
Faça suas anotações, citando o site pesquisado, título da redação... Você é o avaliador!

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