TEXTOS DISSERTATIVOS
Escrever uma dissertação supõe o
exame crítico do assunto a ser discutido e a elaboração de um plano de trabalho
que garanta a progressividade de um raciocínio lógico. Além de coerentes, as
ideias apresentadas devem ser expressas de modo articulado, em nível de
linguagem padrão, que permita ao leitor apreender com clareza todos os
sentidos.
O primeiro passo para a produção
de um texto dissertativo, depois de escolhido o tema, isto é, o aspecto do
assunto que se deseja abordar, é estabelecer um objetivo. Este será responsável
pela tese do autor, isto é, seu ponto de vista sobre o problema. É possível,
então, redigir a frase-núcleo, que, na maioria das vezes, aparece na
introdução. Esta deve conter um esboço das ideias a serem discutidas nos
parágrafos seguintes
O desenvolvimento, o chamado
“corpo” do texto, deve obedecer ao projeto esquematizado pelo produtor,
garantindo uma progressão dos argumentos. São as razões que sustentam a tese:
explicações, exemplos, citações, dados numéricos etc. Elas são responsáveis
pela objetividade da dissertação, cuja finalidade é convencer o leitor. Há
várias formas de ordenação dos parágrafos, sempre constituídos de uma ideia
básica seguida de complementares, mas o importante é que eles devem ser
encadeados uns aos outros para constituir as relações que formam o tecido, que
é o texto. Essa progressividade das ideias apresentadas é que permite ao autor
chegar a uma conclusão, a qual não é, apenas, o último parágrafo, mas
decorrência de todos os argumentos apresentados e deve ser absolutamente
coerente com a tese.
Para a garantia da lógica e da coerência do
texto dissertativo, é fundamental que apresente uma determinada estrutura –
introdução, desenvolvimento, conclusão –, entretanto, não se trata, apenas, de
três partes da redação, mas da sequência de um raciocínio planejado. Este será
dedutivo, se apresentar a tese na introdução, seguida dos argumentos. Será
indutivo, se, primeiro, aparecerem as fundamentações, para, só no final, ficar
explícito o ponto de vista do autor.
Disponível em https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2016/06/caderno-de-redacoes-2015.pdf
Para treinar:
Uma estratégia válida para
aprofundar a habilidade necessária à produção de textos dissertativos é a
análise de redações que alcançaram boas pontuações nos exames vestibulares. Por
esse motivo é importante trabalhar com exemplos reais.
De início, proceda a uma leitura
minuciosa das propostas de redação. Sem isso, será impossível colocar-se no
papel de corretor e aplicar os critérios de avaliação. Após o entendimento da
proposta, analise 1 texto ou 2 que foram considerados exemplares pelas respectivas
bancas.
Faça suas anotações, citando o
site pesquisado, título da redação... Você é o avaliador!
Nenhum comentário:
Postar um comentário