domingo, 17 de agosto de 2014

formação- 211

1-      Classifique os morfemas destacados no texto abaixo em prefixos ou sufixos, justificando:
Toda querendo sair (Vinícius de Moraes)
A arca desconjuntada  
Parece que vai ruir                                                                  
Entre os pulos da bicharada 
2-  Qual o elemento comum a todas essas palavras? Descreva o processo que formou cada uma delas.
a) Empapelar:                                  
b) Papelote:                        
c) papel-jornal

3-  Observe as palavras da manchete de jornal e responda ao que se pede:
“DESIGUALDADE: ONG anuncia criação de faculdade com maioria de alunos negros em SP” (Folha de S. Paulo, 08/05/2003)
a) Qual o processo de formação ocorreu na palavra desigualdade? 
b) Qual o significado das siglas? 

4- Leia o poema Ceninha caseira e responda:
A família reunida



No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.

No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.


(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada? 
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada? 
c) Qual o significado criado pelo poeta?

5- No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque. 
(Milton Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)

6- Relacione, exemplificando os processos de formação.


(      ) Girassol           
(      ) dentista       
(      ) supersônico
(      ) pesca                      
(      ) emudecer 
(      ) couve-flor
a) Derivação parassintética
b) derivação sufixal:
c)composição por aglutinação 
d) Derivação prefixação
e) composição por justaposição 
f) derivação regressiva



7-  Leia o poema Super de Ulisses Tavares. 
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!

a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema? 
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras? 
c) O que indica, no texto, o prefixo super? 
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?

8- “Ele era um homem corajoso. Indômito, intrépido, impávido. Nada temia. E se tinha uma luta era uma luta aberta, valente, correta. Um dia, porém, soube que havia uma coisa chamada fobia. Falaram-lhe, no escuro, da atrofobia. Num elevador alguém lhe narrou da claustrofobia. Depois, no alto de um edifício, ouviu algo acerca da barofobia. E então começou a sentir a fobia, pavorosa fobia da fobia. (Millôr Fernandes)

a-         Ocorrem no texto de Millôr Fernandes, três vocábulos criados a partir do radical grego fobia. Explique o significado de fobia e dos três vocábulos formados a partir deste radical.
b-       Retire do texto elementos que comprovem sua resposta anterior.
c-       Qual o processo utilizado por Millôr para formar as palavras atrofobia e claustrofobia?


3 comentários:

  1. 1- desconjurada: prefixal e sufixal; bicharada: sufixal
    2- papel; a- parassintética; b- sufixal; c- justaposição
    3- a- sufixal e prefixal; Organização não governamental e São Paulo
    4- a- sufixal; b-suco de amora; c- muito amor
    5- onomatopeia e justaposição
    6- c, b, d, f, a, e
    7 a- justaposição; b-super; c-demais, muito, d- pessoal
    8- a- medo em demasia, temor; claustrofobia-aversão a ambiente fechado; atrofobia:aversão ao escuro; barofobia: aversão à altura, gravidade.

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  2. 1- desconjurada: prefixal e sufixal; bicharada: sufixal
    2- papel; a- parassintética; b- sufixal; c- justaposição
    3- a- sufixal e prefixal; Organização não governamental e São Paulo
    4- a- sufixal; b-suco de amora; c- muito amor
    5- onomatopeia e justaposição
    6- c, b, d, f, a, e
    7 a- justaposição; b-super; c-demais, muito, d- pessoal
    8- a- medo em demasia, temor; claustrofobia-aversão a ambiente fechado; atrofobia:aversão ao escuro; barofobia: aversão à altura, gravidade.

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  3. Qual o processo ultilizado por Millôr para formar as palavras atrofobia e claustrofobia?

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